A empresa de lapidação de diamantes Angola Polishing Diamonds tem uma capacidade de processamento de diamantes avaliada em vinte milhões de dólares por mês, informou terça-feira em Luanda o director-geral da empresa, Miguel Bondo Júnior. No decurso de uma visita efectuada por adidos militares de algumas embaixadas acreditadas em Angola disse que a empresa está actualmente a processar diamantes avaliados apenas em 4 milhões de dólares por mês e salientou que o quadro de pessoal conta com 400 trabalhadores, dos quais 50 são estrangeiros.
Os estrangeiros a trabalhar na empresa são provenientes da China, Rússia e Israel e estão colocados nas áreas de polimento manual, marcação, avaliação dos diamantes lapidados e no controlo da mercadoria além de estarem a participar na formação de quadros angolanos. Miguel Bondo Júnior disse que os produtos lapidados são maioritariamente exportados para Israel sendo outra parte vendida no mercado interno, para a produção de jóias.
A Angola Polishing Diamonds foi inaugurada a 3 de Novembro de 2005 e representou um investimento avaliado em dez milhões de dólares. (macauhub) Entretanto, o ministro da Geologia e Minas e da Indústria, Joaquim David, encontra-se desde a passada sexta-feira, em Tianjin, leste da China, onde participa numa Conferência Internacional sobre Diamantes.
Hoje, quarta-feira, o ministro angolano vai visitar a Bolsa de Diamantes de Xangai.
tenho umas pedras queria saber se sao verdaderas
Fui durante 12 anos lapidador de diamantes em Portugal. Sou natural de Moçambique e após a deslocação da empresa “PORCUT, comércio e indústria de diamantes, Lda., para o mercado asiático dediquei-me às vendas no ramo automóvel.
Gostaria de poder regressar ao ramo da lapidação caso estejam interessados nos meus conhecimentos.
Grato pela atenção.
Com os meus respeitosos cumprimentos,
Manuel Correia.