
Luanda – O presidente da empresa de consultoria e auditoria financeira KPMG Angola, José Luís Silva, considerou hoje, em Luanda, que a auditoria nas empresas é um instrumento considerado fundamental pelos accionistas.
“Este é um mecanismo fundamental para a gestão de risco da própria instituição que, naturalmente, tem os seus mecanismos internos, tem a sua auditoria interna, mas todos estes mecanismos podem não ter o carácter de independência”, disse o gestor da consultora.
José Luís Silva, que falava sobre “A auditoria interna nas organizações empresariais”, afirmou que este instrumento é fundamental para confiança que as empresas precisam ter no mercado de capitais e nos investidores.
A auditoria, continuou, contribui positivamente no desempenho das empresas e fiscalização das sociedades económicas e tem aspectos positivos para as instituições empresariais, porque ao “identificar os factos a rever e a alterar está a contribuir para a melhoria da própria organização.
Ao debruçar-se sobre a importância das demonstrações financeiras para uma empresa, seja ela pública ou privada , disse que traz confiança ao leitor da auditoria financeira.
Esclareceu que o destinatário deste documento é o accionista e toda uma comunidade financeira de investidores, de mercado de capitais e reguladores que vêm neste trabalho a vida de uma determinada empresa.
As auditorias podem validar e certificar as demonstrações financeiras, representam a forma verdadeira daquilo que foi a actividade desta sociedade durante um determinado exercício económico.
Fonte: Angop
Foto: Angop