Homens de cultura são homenageados

Músico Alberto Teta Lando faz parte da lista das figuras que vão ser homenageados no mês de Novembro

Alberto Teta Lando, Victor E­manuel “Viteix”, Jorge Macedo e o humorista Cisco são os artistas a serem homenageados a título póstumo, na segunda edição da Semana do Atelier Monumental, que decorre de 14 a 19 de Novembro, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda.
Nok Nogueira, coordenador da iniciativa, explicou que a actividade é promovida pela Associação Cultura Atelier Monumental, em parceria com a Fundação LR Arte e Cultura, com o objectivo de desenvolver a natureza científica das artes.
A finalidade é realizar debates de reflexão artística e cultural, nos quais os artistas dos diversos ramos das artes, como as plásticas, música, literatura, teatro, cinema e dança, vão poder abordar com maturidades as suas experiências sobre aquilo que produzem.
Nok Nogueira adiantou que um dos objectivos do evento é criar um espaço de debate artístico cultural, onde os artistas nacionais possam fazer alguns estudos comparados em função da realidade artística de outros países, de maneira a desenvolverem as suas actividades.
Dado o elevado número de disciplinas artísticas, salienta o coordenador da iniciativa, a actividade vai durar uma semana.
O primeiro dia é dedicado à dança, estando previstas várias palestras e um espectáculo. Estão também agendadas as disciplinadas de literatura, música, artes plásticas, teatro e cinema. No dia dedicado à música, o cantor Hélder Mendes vai interpretar alguns temas de Alberto Teta Lando.
Para além de Hélder Mendes, o trio de humoristas RIR, formado por Gody, Perry e Dibá, e o grupo de comédia Mona Mwazanga, composto por Leonel Kinzunzo, Nelso Vemba e Michel Vemba, vão juntar-se à festa, mostrando os seus dotes humorísticos.

A exibição de produções de cinema nacional constam igualmente do programa da Semana do Atelier Monumental, que encerra com uma gala, onde vão ser homenageadas as quatro figuras que muito deram à Cultura Nacional.
A II edição da Semana do Atelier Monumental tem o apoio da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), Cefojor, Lactiangol, Refriango, Zap, Casa Mimosa, Hotel Skyna e Brazuca.

 

 

Fonte: Jornal de Angola
Foto: JA

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »