Concurso de dança continua no sábado

Participantes das edições anteriores em plena demonstração da arte do bailado num dos estúdios da Televisão Pública

Depois da cerimónia de abertura, no fim-de-semana passado, as eliminatórias da terceira edição do concurso “Bounce” começam sábado, a partir das 15h00, nos estúdios do Centro de Produção de Programas da Televisão Pública de Angola (TPA), na Camama, em Luanda.
O formato é o mesmo das edições anteriores, com cinco eliminatórias, incluindo a fase final. Os 20 dançarinos seleccionados começam a disputa e vão ser desqualificados quatro concorrentes em cada sessão semanal.
Os candidatos apresentam-se de forma individual e depois em pares. Os estilos são a dança popular, recreativa e contemporânea, que inclui danças de salão, afro, hip-hop e jazz. Participam a cantora Bruna Tatiana e os apresentadores do Canal 2, Henesse Cacoma e Benvindo Magalhães.
Durante o concurso, os concorrentes têm a missão de convencer o júri, constituído por Coréon Dú, Gersy Pegado e Nelson Augusto, que avalia a criatividade, originalidade, ritmo e coreografias. O concurso é transmitido em directo no Canal 2 da TPA.
A segunda sessão vai ser realizada nos dias 5 e 12 de Novembro, e a final está prevista para os dias 19 e 20 do próximo mês. Além do júri, os telespectadores votam através de mensagens telefónicas.
O programa tem como objectivo promover a dança e a música nacional. Trata-se de um projecto televisivo, transmitido todos os domingos, tendo uma componente educativa e formativa.
O projecto inclui igualmente formação aos dançarinos com seminários diários, ministrados por sete coreógrafos. O prémio do vencedor inclui uma acção de formação em dança no exterior.

Segundo o regulamento, os concorrentes têm idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos, e além de Luanda, nesta edição participam jovens do Bié, Cabinda, Huíla, Malange, Benguela e Lunda-Sul. Criado em 2007, o “Bounce” foi inspirado pela cultura de dança urbana, o kuduro e hip-hop, com o objectivo de incentivar a paixão dos jovens pela dança, e é produzido pela Semba Comunicação.
A primeira edição foi realizada em 2008 e teve como vencedores Manuel Canza, Serafina Sanches, Bento António e Cilana Majenje. Os concorrentes foram escolhidos em “castings” realizados em Benguela, Huambo, Luanda e Zaire.
A segunda edição, realizada em 2009, contou com a participação de dançarinos do Uíge, Cabinda, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Namibe e emigrantes provenientes de Lisboa. Os vencedores foram Fortunato Tomás, Isilda Lissokeivo, Anderson Majenje e Bráulio Francisco.

Roque Silva

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: DR

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »