
Angola joga, na ronda inaugural do Grupo B da fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) – que se disputa no Gabão e na Guiné Equatorial – em 22 de Janeiro, às 22h00, em Malabo, com o Burkina-Faso.
Esta é a segunda partida entre as duas selecções numa fase final do CAN. Em 2008, na competição africana, disputada no Burkina-Faso, os anfitriões golearam os angolanos, por 5-2, na última ronda da prova.
O sorteio, realizado, ontem à noite, em Malabo, dirigido pelo secretário-geral da Confederação Africana de Futebol, Hicham El Amrani, colocou os Palancas Negras no Grupo B, ao lado também da Costa do Marfim e do Sudão.
Na segunda jornada, os angolanos defrontam o Sudão e encerram a primeira fase de grupos diante da Costa do Marfim.
Esta é sexta participação dos angolanos numa fase final do CAN. A estreia foi, em 1996, na África do Sul. O seleccionador nacional era o luso-cabo verdiano Carlos Alhinho. A Guiné Equatorial está no Grupo A, ao lado da Líbia, Senegal e Zâmbia, enquanto no C, estão Gabão, Níger, Marrocos e Tunísia.
O Ghana, actual vice-campeão africano, faz parte do Grupo D, com o Botswana, Mali e Guiné Conacry. Nesta competição, o realce vai para a ausência do Egipto, actual campeão africano, dos Camarões, Nigéria, Argélia e República Democrática do Congo (RDC). Botswana e Níger são estreantes numa fase final do CAN. Os Presidentes Teodoro Obiang, da Guiné-equatorial, e Ali Bongo Ondimba, do Gabão, assistiram ao sorteio. A cerimónia de abertura realiza-se no dia 21 de Janeiro, às 18h00, em Malabo, com a selecção anfitriã a defrontar a congénere da Líbia. O encerramento é, em Libreville, no dia 12 de Fevereiro, com a disputada do jogo da final.
António Cristóvão
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Kindala Manuel