Quinta-feira, Março 23, 2023
13.1 C
Lisboa
More

    Merkel defende mudança nos tratados europeus para salvar zona do euro

    A chanceler alemã Angela Merkel discursou no parlamento alemão horas antes do Conselho Europeu.

    A poucas horas do Conselho Europeu da zona do euro, a chanceler alemã Angela Merkel declarou, em um discurso no parlamento, que um dos objetivos da reunião será encontrar uma solução para que a dívida pública da Grécia não ultrapasse 120% do PIB até 2020. A chanceler também revelou que uma maior participação do FMI deverá ser analisada na reunião de hoje.

    Durante um discurso no Bundestag, o parlamento alemão, a chanceler Angela Merkel declarou que o relatório da troika, o grupo que reúne representantes do FMI, do BCE, o Banco Central Europeu e da União Europeia, mostam que a Grécia tem um ‘caminho longo e difícil’ pela frente. A possibilidade de uma maior participação do Fundo Monetário Internacional  também será analisada, segundo a chanceler. De acordo com Merkel, as garantias totais de 211 bilhões de euros, equivalente à contribuição da Alemanha para o Fundo Europeu de Estabilização Financeira, não serão modificadas.

    A chanceler também destacou que as todas as decisões adotadas pela Cúpula sobre o Fundo, que podem incluir uma extensão dos recursos para países em dificuldade financeira, serão novamente discutidas pelos integrantes da zona do euro. Ela também voltou a defender uma modificação dos tratados europeus, o que possibilitaria, por exemplo, que os países que não respeitassem as regras orçamentárias possam ser levados à Corte Europeia de Justiça. As duas ideias já haviam sido defendidas pela chanceler e o presidente francês Nicolas Sarkozy.

    Merkel ainda anunciou que defenderá durante a Cúpula do G-20, uma taxa sobre as transações financeiras, e que as questões envolvendo o papel do Banco Central Europeu não serão discutidas nesta quarta-feira. Além disso, segundo ela, o setor privado poderá contribuir para a estabilização da economia do bloco.

     

    Taíssa Stivanin

    Fonte: RFI

    Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O Fed aumenta os juros, mas concorda com maior incerteza na economia após estresse bancário

    O Federal Reserve aprovou outro aumento de 25 pontos percentuais nas taxas de juros, mas sinalizou que a turbulência...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema