
Os habitantes de Massango, localizados na sede municipal, ganharam, no último sábado, um sistema de abastecimento de água potável, no âmbito do Programa de Combate à Fome e Pobreza, em curso em Malange.
O projecto, totalmente remodelado, a partir de uma conduta com cerca de 3,5 quilómetros, vai distribuir diariamente 35.000 litros de água aos moradores dos cinco bairros de Massango. O sistema, inaugurado pelo governador provincial de Malange, Boaventura Cardoso, tem dez chafarizes, que vão aliviar a procura de água no município.
O governador de Malange disse que a concretização do referido projecto surge na base da orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na perspectiva de serem minimizados os problemas da população.
A par deste projecto, o governador avançou que esforços estão a ser envidados para que a localidade de Massango ganhe mais escolas, postos médicos, casas para professores e enfermeiros e outros serviços essenciais. O governador provincial disse que, com a inauguração do referido sistema, se abrem perspectivas para a melhoria das condições de vida da população, rumo ao desenvolvimento.
A população local manifestou-se regozijada por mais este programa, que vai ajudar a minimizar os vários problemas daquela parcela da província de Malange.
Azenate Mulundo, moradora de Massango, disse que antes da inauguração deste projecto, a população era obrigada a percorrer grandes distâncias para adquirir água, muitas vezes sem qualidade.
“A água que consumíamos antes tinha uma cor acastanhada e provocava várias infecções na pele e outras doenças”, salienta a munícipe, para quem a execução do projecto vem resolver este problema.
O governador Boaventura Cardoso fez inaugurações semelhantes na comuna de Cateco Cangola, no município de Calandula, onde pediu à população para conservar os empreendimentos.
Fotografia: Francisco Curihingana | Massango