Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
8.6 C
Lisboa

Cândida Teixeira quer competência

Maria de Cândida Pereira Teixeira reconheceu que ainda existem debilidades na Educação

A formação de quadros com as competências necessárias para darem resposta aos muitos problemas sociais que o país enfrente é indispensável, considerou na terça-feira, em Luanda, a ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia.
Maria de Cândida Pereira Teixeira usava da palavra durante o acto de entrega de diplomas de final de curso a 712 novos técnicos superiores da Universidade Agostinho Neto (UAN), dos quais oito bacharéis, 710 licenciados e 49 mestrados.
No seu discurso, a ministra sublinhou a relação científica e o desenvolvimento da investigação como constituindo a base do desenvolvimento tecnológico, embora tenha reconhecido que ainda existem debilidades no ramo da Educação. Entre elas, salientou os aspectos disciplinares, a pontualidade e o espírito de entrega por parte de alguns estudantes.
“Se não produzirmos conhecimento, estaremos sempre no subdesenvolvimento, que só se combate com a investigação científica”, salientou a ministra.
“A Universidade Agostinho Neto é a instituição que, até aqui, mais quadros forneceu ao mercado de trabalho, o que constitui um motivo de orgulho, não só por ser a mais antiga mas pela entrega dos seus dirigentes”, frisou a ministra. Para Maria Cândida Teixeira, mais do que os números de técnicos que em cada ano são formados nas instituições de ensino superior público e privado, é indispensável que se dêem competências para o seu exercício laboral.
O reitor da Universidade Agostinho Neto encorajou, por seu turno, os novos quadros superiores a usarem os conhecimentos adquiridos em benefício da sociedade. “Não parem de se dedicar aos estudos. Investiguem continuamente para que, cada vez mais, busquem a excelência”, aconselhou.
Orlando da Mata revelou que a universidade que dirige vai trabalhar com as universidades privadas na diversificação da grelha de cursos de licenciatura e mestrado. Assistiram à cerimónia o ministro dos Transportes, Augusto Tomás, o deputado Mendes de Carvalho, a viúva do patrono da primeira universidade pública, Maria Eugénia Neto, familiares e convidados dos recém-licenciados.

 

Madalena José

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: JA

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema