
Luanda – O Banco BIC investiu 15 milhões de dólares norte-americanos na construção do seu edifício sede, inaugurado hoje, em Talatona, zona sul de Luanda, numa cerimónia presidida pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano.
O banco, cujas actividades iniciaram em 2005, passa, a partir de agora, a congregar, no edifício de 10 andares, todas as direcções que estavam espalhadas pela cidade.
Fernando Teles, presidente do conselho de administração do Banco BIC, disse no discurso de inauguração que a instituição, ao procurar congregar todas as direcções no mesmo espaço, quer prestar um serviço personalizado permanente ao cliente.
De acordo com o gestor, o banco está comprometido e aceita o desafio de fazer desenvolver negócios em todo país, através da concessão de empréstimos aos empresários que queiram investir, razão pela o BIC está abrir agências em todos os municípios de Angola.
O bancário esclareceu que está a persuadir clientes do banco a investir em determinados municípios que apresentam potencialidades económicas.
Fernando Teles esclareceu que os locais que estão a ser deixados na cidade serão transformados em centros de empresas e investimentos, assim como agências.
O edifício sede foi construído em 20 meses por uma empresa angolana.
Em actividade desde Maio de 2005, o Banco BIC é a instituição financeira bancária angolana que mais cresceu nos últimos seis anos, tendo agora mais de 500 mil clientes, mil e 437 colaboradores, e 152 pontos de atendimento, espalhados por todo o país.
O crédito disponibilizado à economia está avaliado em 2,4 mil milhões de dólares norte-americanos, o que está a permitir criar novos postos de trabalho.
Fruto do seu crescimento dinâmico e consolidado, os seus accionistas decidiram em 2008 criar o Banco BIC Português. Está em estudo a abertura de representações na Namíbia, Zâmbia, RDCongo e Congo Brazzaville, assim como no Brasil.
Fonte: Angop
Foto: Angop