Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
10.5 C
Lisboa

Ministro garante pagamento de pensões a antigos combatentes

O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundi Paihama, garantiu hoje, em Ndalatando, província do Kwanza Norte, que a instituição vai continuar a trabalhar com o Ministério das Finanças para disponibilizar perto de oito biliões de kwanzas, destinados ao pagamento de pensões dos antigos combatentes.
Em declarações à imprensa, o governante disse que o assunto já está a merecer estudo junto do Ministério das Finanças, faltando apenas a informação do titular da pasta sobre os moldes de pagamento das pensões referentes aos anos 2008, 2009 e 2010.

Adiantou que o pagamento poderá ser feito de forma faseada ou liquidez total, caso hajam reservas suficientes, “no âmbito do Orçamento Geral do Estado”.
Apelou aos antigos combatentes afectados pela situação a manterem a calma, assegurando estarem garantidas as condições para o pagamento das pensões em atraso, tão logo haja verbas.
Kundy Paihama disse, por outro lado, que o trabalho do sector dos antigos combatentes não será apenas limitado a garantir o pagamento de pensões em atraso, mas também apurar as responsabilidades que estiveram na base do incumprimento do direito devido aos assistidos.

“Nós não ficaremos descansados até apurar os destinos dados aos dinheiros dos antigos combatentes, caso este tenha sido disponibilizado pelo Ministério das Finanças, e encaminhar à justiça todas as pessoas que, de forma fraudulenta, se tenham apoderado das somas”, advertiu.
Entre as principais dificuldades apresentadas pelos assistidos do sector na província, o ministro apontou a falta de habitação, necessidade de apoio à produção agrícola, assistência médica gratuita e falta de meios de locomoção para os deficientes físicos, situações que deverão merecer atenção especial do sector nos próximos tempos.

No âmbito do apoio prestado aos assistidos do sector, Kundy Paihama entregou à Associação dos Antigos Guerrilheiros das Ex-Fapla um tractor e respectivas alfaias, além de vários inputes agrícolas, destinados a apoiar a actividade agrícola dos antigos combatentes e deficientes físicos organizados em cooperativas e associações de camponeses na província.

No quadro da sua visita ao Kwanza Norte, Kundy Paihama manteve um encontro com os funcionários do sector e realizou um encontro com os assistidos do sector para a auscultação das principais dificuldades que enfrentam na província.

O Kwanza Norte constitui a décima província do país a ser visitada, tendo a delegação ministerial rumado hoje para a província do Kwanza Sul, como última etapa da digressão pelo país.

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rei Felipe VI já em Luanda

À sua chegada, Felipe VI e esposa foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema