
O vice-ministro para os Assuntos Institucionais e Eleitorais disse, ontem, em Luanda, que os resultados da reconfirmação do registo eleitoral são, nos últimos dias, “muito mais animadores”, apesar de, salientou, haver ainda trabalho a fazer.
Adão de Almeida, que falava à imprensa após testemunhar a actualização do recenseamento do ministro dos Assuntos Parlamentares, Kwata Kanawa, anunciou que o registo diário aumentou substancialmente. “Se, no início do processo, havia uma fraca distribuição das brigadas e não fazíamos mil registos por dia, hoje estamos a fazer, diariamente, cerca de dez mil”, revelou.
“O processo de criação de condições é bastante exigente e há ainda algumas dificuldades”, admitiu.
No quadro da redefinição de estratégias, disse, a Comissão Interministerial para o Processo Eleitoral (CIPE) colocou as brigadas em locais visíveis e de fácil acesso, com o objectivo de facilitar os registos.
“Se continuarmos neste ritmo, facilmente nos aproximamos dos objectivos que pretendemos alcançar”, declarou. Uma das estratégias que está a ser desenvolvida, referiu, é a colocação de postos em locais de alguma concentração populacional, tendo em conta a importância da extensão do registo a todas localidades. “Temos brigadas a funcionar em vários mercados da cidade de Luanda e nas demais províncias para aproximar os serviços de registo às populações”, lembrou, alertando que o processo de reconfirmação eleitoral é para todos.
O ministro para os Assuntos Parlamentares, depois de ter confirmado o local onde vai votar, disse:
“Os cidadãos devem actualizar o registo porque só assim podem escolher os dirigentes”.
A deputada Paula Simons, que também fez a actualização do registo, afirmou: “Se os cidadãos consideram que a democracia é uma conquista e que é no voto que se exerce essa democracia, é importante que não deixem passar os momentos da sua consolidação e o registo eleitoral é um deles”.
Adelina Inácio
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: M. Machangongo