Domingo, Fevereiro 5, 2023
12.2 C
Lisboa

Christine Lagarde manifesta preocupação

Directora-geral do Fundo Monetário alerta para nova fase perigosa da economia mundial

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, alertou na quinta-feira que a crise económica nas economias avançadas entrou numa “nova fase perigosa”, que as lideranças políticas frágeis estão a piorar. Num discurso proferido em Washington, Lagarde chamou a atenção para o que considerou “um ciclo vicioso” de baixo crescimento económico e finanças públicas frágeis, um ciclo que, acrescentou, os responsáveis políticos estão a tornar pior.
A directora-geral do FMI sublinhou que o crescimento fraco e a fragilidade dos balanços – dos governos, das instituições    financeiras e das famílias – estão a agravar-se mutuamente, alimentando uma crise de confiança que trava a procura, o investimento e a criação de emprego. “Este ciclo vicioso torna-se mais intenso e, para ser franca, tem sido exacerbado pelas indecisões dos dirigentes políticos e pelas disfunções políticas”, acrescentou.
Lagarde chamou a atenção para a “incerteza” que paira sobre as dívidas soberanas das economias desenvolvidas, sobre os “bancos na Europa” e sobre as famílias nos Estados Unidos, e apelou à acção conjunta dos políticos.
“A hora não é de se voltarem para si próprios, não é de meias-tintas nem de paliativos (…) Os dirigentes devem também unir-se.
Sem uma acção colectiva, robusta, existe o risco real de que as maiores economias voltem para trás, em vez de avançarem. Se os países desenvolvidos caírem em recessão, os mercados emergentes não serão poupados”.

 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Reuters

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delfim Neves denuncia “caça às bruxas” em São Tomé

Delfim Neves teme pela própria vida e diz pairar em São Tomé uma sensação de "caça às bruxas". Em...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema