Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
8.6 C
Lisboa

Apelo de Safeca ao investimento

Cerimónia da abertura da subsidiária da International Business Machine (IBM)

O vice-ministro das Telecomunicações, Aristides Safeca, incentiva mais investimento de empresas voltadas para o sector das tecnologias em Angola, numa altura em que está disponível o novo Livro Branco, um dispositivo normativo que regula o exercício das TIC’s no país.
Aristides Safeca fez estas declarações à imprensa ontem, em Luanda, na cerimónia de abertura da subsidiária da International Business Machine (IBM) em Angola, uma empresa que está a estender a sua actividade a países africanos, como a Tanzânia, Quénia, Nigéria, Ghana, África do Sul, Marrocos, Egipto e agora Angola.
“Este é um sinal positivo para o sector das tecnologias de informação e comunicação de Angola. O Executivo está com políticas de incentivo ao investimento neste sector. Ao aprovar o novo Livro Branco das tecnologias de informação, criou novas condições e novas oportunidades para investidores”, disse o vice-ministro, acrescentando: “Julgamos que a IBM também vai saber tirar partido das vantagens e das condições do mercado, fazendo com que os objectivos do Executivo sejam atingidos nos próximos anos”. Considerou, ainda, a empresa como um forte parceiro para a indústria petrolífera, embora o seja igualmente para a própria indústria das tecnologias.
“O ramo da meteorologia, que requer alta capacidade de cálculo, ganha muito com a IBM, principal representante mundial neste sector”, referiu. Lembrou a parceria que a IBM teve em tempos idos com o CFB e espera que tal volte a acontecer. Estamos numa economia de mercado e cabe aos investidores escolher os passos a dar. Não é só o caminho-de-ferro, que trouxe a IBM ao país. Hoje existem outros segmentos por explorar”, disse. A instalação da IBM em Angola está inserida num programa de investimento que a empresa está a desenvolver em África. Com a nova subsidiária em Luanda, eleva para 20 o número de países com a sua presença no continente.
A empresa pretende assim aumentar o leque de serviços a clientes e parceiros na região central do continente africano e disponibilizar soluções mais avançadas em vários sectores económicos, numa altura em que colabora com clientes chave na sub-região da África Central, em sectores como telecomunicações, petróleo e gás, finanças e governo. O director-geral da empresa em Angola, Paulo Miguel de Sousa, espera que a chegada desta ao país potencie grandes oportunidades de negócios. “Pretendemos trabalhar com muitos sectores e, para isso, vamos precisar de instalar capacidade local, através da formação. A nossa intenção é também articular o ensino superior com as nossas iniciativas, não só em Luanda mas igualmente para as outras províncias”, disse.
Há mais de 60 anos nos mercados da África Austral, pretende-se, disse, contribuir na criação de cidades inteligentes com soluções tecnológicas e adaptá-las à realidade angolana, já que o compromisso da IBM com os mercados emergentes é o de contribuir no desenvolvimento desses países.
“Para crescimento do mercado emergente estamos a ir além dos BRIC’s, num momento em que continuamos a actuar em sectores como energias, serviços públicos, tecnologias e infra-estruturas. Prevemos um crescimento de 50 por cento até 2015”, sustentou Paulo Miguel de Sousa.

O escritório de Luanda é parte integrante da estrutura da IBM na sub-região da África Central e complementa outros escritórios e áreas de negócio no continente. A International Business Machine fornece produtos e soluções para a África Central desde a década de 40. O primeiro equipamento IBM em Angola foi instalado pela empresa nos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), em 1955.

João Dias

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Vigas da Purificação

 

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema