Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
8.4 C
Lisboa

Cursos de formação na área petrolífera

Sector dos pretróleos necessita de quadros com alto grau de qualificação profissional

O Centro de Apoio Empresarial (CAE) garantiu a formação de 4.535 profissionais que actuam no ramo petrolífero, gerando 397 oportunidades comerciais, com vista a aumentar a capacidade das pequenas e médias empresas do país, através de acções de formação, consultoria e da criação de oportunidades de negócios.
O CAE, um projecto da Sonangol e da Câmara de Comércio e Indústria, tem como missão capacitar as empresas, através da assistência técnica, gerindo as oportunidades comerciais, como fornecedores de produtos e serviços na indústria petrolífera.
O coordenador da área técnica do Centro de Apoio Empresarial da Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CAE), Paulino Cassoco, disse à imprensa, à margem do seminário sobre “A marca BP” realizado na sexta-feira, que o centro forma profissionais no fornecimento de produtos químicos, diagrafia de poços, reparação de bombas e selos mecânicos, análise de testemunhos de poços entre outras. “O nosso objectivo é criar postos de trabalho, promover a transferência de conhecimentos e alcançar o crescimento económico”, explicou. Entre os principais serviços prestados pelo CAE às empresas angolanas, estão a área da saúde, segurança, meio ambiente, ética empresarial, gestão financeira, gestão de fornecimento de cadeia de fornecimento, planos empresariais e sistema de gestão de qualidade.
O centro, segundo Paulino Cassoco, apoia as novas empresas interessadas em entrar no mercado de serviços petrolíferos, nos processos de contratação, pagamento, facturação, aquisição de produtos e serviços e o funcionamento das petrolíferas.
“Pretendemos, com a realização de formações, elevar o conhecimento técnico dos profissionais, para que as empresas se tornem mais competitivas”, referiu.
O CAE é também co-financiado pelas empresas petrolíferas British Pretroleum, Chevron, Esso e Total e está implantado nas províncias de Luanda, Zaire, Benguela e  Cabinda.

 

Natacha Roberto

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Dombele Bernardo

1 COMENTÁRIO

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão Económica dá aval à Programação Financeira do Tesouro

A Comissão Económica do Conselho de Ministros deu o aval, esta terça-feira, à Programação Financeira do Tesouro Nacional, referente...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema