Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
8.6 C
Lisboa

Rússia quer ser potência global em África

Enviado especial da Rússia foi ao Mali manifestar o desejo do seu país marcar presença no continente enquanto potência mundial

A Rússia pretende regressar ao continente africano enquanto potência global com interesses em África, disse ontem, em Bamako, o representante especial da Federação Russa para a Cooperação com a África, Mikhael Margelov, à saída de uma audiência com o Presidente maliano, Amadou Toumani Touré.
O diplomata disse que a Rússia tem a característica de nunca ter sido colonizadora dos africanos e de nunca ter enviado o seu Exército para fazer guerra nos países do continente africano.
“Durante muito tempo, a Federação da Rússia esteve ausente de África. Isso não é nem justo nem correcto do ponto de vista do equilíbrio dos interesses”, afirmou Margelov, acrescentando que, enquanto potência e membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Rússia deve ter uma presença activa no continente.
Durante a audiência, o Chefe de Estado maliano recebeu uma medalha atribuída pelo Ministério da Defesa da Rússia, por ocasião do centenário do general Margelov, fundador do grupo de paraquedistas da Rússia. O Chefe de Estado maliano recebeu, também, das autoridades russas uma faca de comando atribuída pela União Internacional dos Comandos e um álbum oferecido por ocasião do centenário do general Margelov, que foi, durante 25 anos, comandante-em-chefe do Exército da Rússia.
O general Amadou Toumani Touré efectuou, entre 1974 e 1975, um estágio na Escola Superior de Paraquedistas de Riazan, na ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: AFP

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema