Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
8.5 C
Lisboa

Enaltecido papel de Agostinho Neto

Agostinho Neto era um homem de cultura cujas obras são universais

O escritor Domingos Tomás enalteceu na sexta-feira, em Luanda, o contributo de Agostinho Neto, na valorização da cultura e na libertação do povo angolano.
Em declarações à Angop, a propósito do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, o responsável referiu que o fundador da nação questionava a cultura africana, a exploração do homem africano e a discriminação social, nos seus poemas. “Agostinho Neto simboliza vários heróis que lutaram pela libertação nacional de Angola “, sublinhou.
O “Poeta Maior”, referiu o escritor, sempre contribuiu para a valorização da cultura africana e para a liberdade nacional.
Lembrou ainda que, depois de Angola alcançar a independência, a 11 de Novembro de 1975, Neto ainda dizia que “a luta continua”, pois havia povos em África que continuavam a ser explorados.  Homem de cultura e de poesia, além de estadista o “Herói Nacional” fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países e nas lutas de libertação nacional, em África.
Por sua vez,  o escritor Carlos Alberto disse que o engajamento linguístico e antropológico de Neto influenciou as orientações fundamentais da política cultural ocorrida no pós-independência.

 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: DR

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema