
Luanda – A directora-geral do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec), Elsa Maria Bárber, disse hoje, em Luanda que a sua instituição tem grandes preocupações com a publicidade feita em telemóveis, devido algumas irregularidades constatadas em Angola.
Em declarações à Angop, a propósito da sua participação numa conferência, em Abuja, em que se abordou a questão da publicidade telefónica e na internet, a gestora disse que existem operadoras de telefonia móvel, no país, que tendem a fazer que os consumidores adiram serviços ou comprem bens baseados em publicidades que não contêm os elementos fundamentais legalmente estabelecidos.
” Temos o caso de uma operadora que publicita um toque de espera musical sem prestar previamente ao consumidor informações sobre os custos da subscrição do referido serviço”, exemplificou.
Diante dessa realidade, segundo a directora, a sua instituição é de opinião que haja uma interacção multifuncional entre o Inadec, a Direcção Nacional de Publicidade, Autoridade de Protecção de Dados Pessoais e outros órgãos ligadas à matéria, para analisar a situação.
Elsa Bárber aconselhou os consumidores a estarem sempre atentos e caso sejam confrontados com situações em que o valor cobrado pelo serviço não condiga com a publicidade devem recorrer ao Inadec para formalização de um processo.
Nas suas declarações, evocou o facto de o comércio electrónico e a questão da publicidade electrónica ser um a realidade nova, em Angola, e devido a história recente não estava nas prioridades do Executivo.
Por outro lado, reconheceu que a realidade angolana, em termos publicidade de por meio de telemóveis e da internet ainda é embrionária, mas referiu que o Governo angolano iniciou um programa que vai permitir a maioria da população aceder à internet com preços razoáveis.
Fonte: Angop
Fotografia: Domingos Cadência