Domingo, Fevereiro 5, 2023
12.2 C
Lisboa

Conhecimento constitui motor de desenvolvimento

Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva

Luanda – A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva,  afirmou hoje, em Luanda, que o conhecimento é um dos motores fundamentais para o desenvolvimento económico e social de um país.

O mundo vive hoje uma economia de conhecimento, este, bem como a capacidade para criar a sua acessibilidade e utilização eficaz,  é um instrumento importante da inovação,  concorrência e sucesso económico, disse Rosa Cruz e Silva,  na cerimónia de abertura do Fórum Nacional sobre Propriedade Intelectual para os Decisores Políticos e Instituições Intervenientes.

“O actual contexto de Angola,  caracterizado por uma estabilidade política e militar que induziu a estabilidade macroeconómica antes do surgimento da crise económica financeira mundial,  tem propiciado a expansão de investimentos e do comércio,  refletindo-se no crescimento económico que o país registou neste período” referiu a governante.

A governante sublinhou que o Executivo angolano tem se empenhado na reabilitação e construção de infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e hidroeléctricas, que propiciarão cada vez melhor a expansão do comércio e dos investimentos.

Por isso, adiantou, urge criar instrumentos que viabilizem o exercício harmonioso das actividades económicas, científicas, tecnológicas e culturais no país,  por via da protecção efectiva da propriedade intelectual no seu sentido mais amplo.

Referiu que a defesa da propriedade intelectual assume-se como umas das premissas necessárias ao desenvolvimento social e económico dos povos,  na medida em que estímula a inovação e a criatividade geradoras da diferença competitiva a favor da eficiência, qualidade e do crescimento económico, bem como garante e assegura a liberdade dos autores, o direito do uso exclusivo temporário das suas criações, invenções e de puderem usufruir dos seus investimentos.

Acrescentou que a transversalidade da matéria impõe a conjugação de esforços e a consertação de ideias,  de modo a construir-se uma visão correcta do fenómeno para medidas de política acertada,  cuja aplicação venha a mostrar-se eficiente e eficaz.

Fonte: Angop

Foto: Angop

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delfim Neves denuncia “caça às bruxas” em São Tomé

Delfim Neves teme pela própria vida e diz pairar em São Tomé uma sensação de "caça às bruxas". Em...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema