Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
10.6 C
Lisboa

Tóquio inconformado com Moscovo pela visita de Nikolai às ilhas Curilas

O Executivo nipónico tem protestado contra todas as visitas de autoridades russas às ilhas mas a situação mantém-se inalterável

O Governo do Japão qualificou, ontem, inaceitável a visita oficial, no domingo, do secretário do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, Nikolai Patrushev, às ilhas Curilas reivindicadas por Tóquio.
O Governo japonês criticou, por intermédio do seu porta-voz, a viagem, no domingo, de Patrushev às ilhas de Kunashiri e Habomai, onde esteve cinco horas, noticiou a agência Kyodo.
Patrushev, antigo responsável do Serviço Federal de Segurança, é considerado um assessor próximo do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que recentemente aprovou um investimento adicional de quase 30 milhões de euros para desenvolver várias infra-estruturas nas ilhas Curilas.
As quatro ilhas Curilas – Kunashiri, Etorofu, Shikotan e Habomai – ricas em pesca e produtos como ouro, prata, hidrocarbonetos e titânio, pertenciam ao Estado Japonês  e foram todas anexadas pela então União Soviética  no fim da Segunda Guerra Mundial.
O Governo japonês defende que as ilhas são parte ancestral e inalienável do seu território, enquanto Moscovo considera inquestionável a sua soberania.
O Presidente russo, Dmitri Medvedev, protagonizou a primeira visita de um líder russo às Curilas, o que originou duras críticas de Tóquio, que chamou para consultas o seu embaixador em Moscovo.
O Governo japonês tem protestado contra todas as visitas de autoridades russas às ilhas, mas nem a ida, em Fevereiro, a Moscovo, do ministro das Relações Exteriores abriu as portas para uma possível negociação entre os dois países.O país nipónico garante que não vai desistir de lutar pelas ilhas.

 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: AFP

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema