
O primeiro-ministro britânico afirmou, ontem, em Moscovo, numa conferência para alunos da Faculdade de Relações Internacionais, que o seu Governo apoia a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Os dois países devem colaborar para criar as melhores condições para o comércio e outros investimentos, disse David Cameron.
“Os nossos Governos devem perceber que os empresários não são obrigados a investir, que é uma questão de vontade e os dirigentes políticos têm de ajudá-los a decidir”, frisou. A Rússia, que solicitou a entrada na OMC em 1993, retomou, em Setembro do ano passado, as negociações multilaterais para a entrada na organização, que suspendera, em Julho de 2009, após criar uma União Aduaneira com Belarus e Cazaquistão.
A entrada russa na organização comercial é obstruída pelo veto da Geórgia, que anunciou, em Abril de 2008, que mantinha essa posição até que as autoridades russas deixassem de tentar imiscuir-se nos seus assuntos internos.
Entre as várias exigências da Geórgia figura a do controle conjunto de dois pontos fronteiriços estratégicos entre Abkházia e Ossétia do Sul e o território russo.
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Reuters