Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
10.8 C
Lisboa

Minas de cobre em Menongue

A exploração do cobre começa no próximo ano na província do Kuando-Kubango pela empresa de direito angolano Geomineira

O governo da província do Kuando-Kubango prevê começar a explorar a primeira mina de cobre situada entre os bairros São José e Talanda, arredores da cidade de Menongue, no começo de 2012, segundo disse ontem ao Jornal de Angola o director local da Indústria, Geologia e Minas.
Miguel Dala Popular assegurou que todos os aspectos do projecto estão a ser preparados desde há muito ao pormenor pela empresa de direito angolano Geomineira, que se encarregou dos trabalhos de prospecção numa área de cerca de 22 quilómetros quadrados, repletos de grandes quantidades de cobre.
O director provincial da Indústria, Geologia e Minas disse que a empresa Geomineira congrega no seu seio especialistas portugueses e angolanos e também está a efectuar trabalhos de prospecção de cobre nas localidades de Caiúndo e Luassenha, respectivamente.
Neste momento a sua instituição está a elaborar um relatório final sobre os trabalhos efectuados que será enviado ao Ministério de tutela, no sentido de se começar imediatamente a mobilizar os recursos financeiros, materiais e humanos para o início da exploração do cobre nas datas previstas.
Miguel Popular referiu que, a par do coDala Popular sublinhou que a província do Kuando-Kubango conta igualmente com indicadores de lençóis de petróleo, urânio, ouro, diamante, mercúrio, ferro e borracha, estando a ser envidados esforços para o início da prospecção destes minerais. Segundo o responsável, com a exploração destes recursos minerais a província vai aumentar significativamente as suas receitas locais, além das suas contribuições para os cofres gerais do Estado e almejar um desenvolvimento socioeconómico acelerado e a criação de novos postos de trabalho. Neste momento, a principal dificuldade que o seu sector enfrenta prende-se com a falta de técnicos superiores de geologia e minas e de meios datransporte para o controlo regular de zonas de prospecção de recursos minerais.

 

Carlos Paulino| Menongue

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: AFP

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa do estilista Paco Rabanne sofre assalto após sua morte

Ladrões invadiram a casa do estilista espanhol Paco Rabanne, que morreu na sexta-feira (3) aos 88 anos em sua...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema