Domingo, Fevereiro 5, 2023
12.2 C
Lisboa

Nova era nas relações entre Angola e Libéria

José Eduardo dos Santos e Ellen Johnson-Sirleaf estiveram reunidos e analisaram a actualidade em África e no mundo

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu ontem, no Palácio da Cidade Alta, a sua homóloga da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, com quem analisou o estado das relações bilaterais, além de questões de âmbito regional e internacional de interesse comum, com realce para a situação da África do Oeste, do Golfo da Guiné e África do Norte.
Na visita oficial a Angola, Ellen Johnson-Sirleaf pôde visitar locais de interesse socioeconómico, o que lhe permitiu avaliar de forma presencial o evoluir do processo de reconstrução e de desenvolvimento do país, como o monumento ao fundador da Nação, Dr. António Agostinho Neto, a nova cidade do Kilamba e a Sonils, base logística do Porto de Luanda.
Devido às semelhanças na trajectória dos dois países – ambos viveram conflitos armados de longos anos –, a forma como Angola se recupera bem pode também servir de exemplo para a Libéria, o que, de resto, terá pesado na elaboração da agenda de trabalho da Presidente Ellen Johnson-Sirleaf na capital angolana.
A visita à Sonils, estrutura de apoio logístico à actividade petrolífera, numa altura em que, recentemente, se deu o lançamento oficial das primeiras pesquisas petrolíferas “offshore” na Libéria, ilustra bem a existência de pontos de convergência na perspectiva comum de reforço e aprofundamento da cooperação económica.
Ellen Johnson-Sirleaf e José Edu­ardo dos Santos convergiram quanto à necessidade de recomendar os respectivos governos a realizarem visitas de estudo e intercâmbio de experiências com objectivo de aprofundarem o conhecimento mútuo e o nível de organização de cada um dos países, bem como proceder ao levantamento das necessidades para promover o desenvolvimento socioeconómico dos dois países. Ontem mesmo, no termo da visita, a Presidente da Libéria exprimiu “profunda satisfação pelo caloroso acolhimento” que lhe foi reservado, como “testemunho dos laços de irmandade, de solidariedade existentes entre os respectivos países e povos”.
Ellen Johnson-Sirleaf convidou o Presidente José Eduardo dos Santos a efectuar uma visita de Estado ao seu país. Ao que o Jornal de Angola apurou, o convite foi aceite, sendo que as datas concretização da visita vão ser negociadas através de canais diplomáticos.

Início de uma nova era

Angola e Libéria têm desde ontem um Acordo Geral de Cooperação. O documento, que inaugura uma nova etapa na cooperação bilateral, foi assinado pelos ministros Silvester Grisby e Georges Chicoty, da Libéria e Angola, respectivamente, após encontro alargado entre delegações dos dois países, no âmbito da visita oficial da Presidente Ellen Johnson-Sirleaf.
Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores indica que, durante o encontro, as delegações reconheceram potencial para estreitar tanto as relações políticas como a cooperação económica e técnico-científica, tendo recomendado que sejam criadas as condições para promover investimentos e projectos de cooperação bilateral, em particular nos domínios da segurança pública, dos petróleos, da agricultura e pescas, dos transportes e da geologia e minas.
Além do Acordo Geral de Cooperação, foi assinado o Memorando de Consultas Políticas entre os ministérios dos Negócios Estrangeiros da Libéria e das Relações Exteriores de Angola, de que foram igualmente signatários os ministros Georges Chicoty e Silvester Grisby.

Kumuênho da Rosa

Fonte: Jotnal de Angola

Fotografia: Francisco Bernardo

 

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delfim Neves denuncia “caça às bruxas” em São Tomé

Delfim Neves teme pela própria vida e diz pairar em São Tomé uma sensação de "caça às bruxas". Em...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema