Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
8.4 C
Lisboa

Atrasado segundo julgamento de manifestantes de Luanda

Mfuka Muzemba, líder da JURA - juventude da UNITA - está entre os detidos que aguardam julgamento

Mfuka Muzemba, da juventude da UNITA, é um dos arguidos.

Não começou terça-feira, como previsto, o julgamento de 25 manifestantes detidos quinta-feira da semana passada em Luanda.

Os trabalhos foram iniciados às 13h00, mas apenas com uma audiência preliminar onde, pela primeira vez, os advogados de defesa tomaram conhecimento das acusações contra os arguidos e respectiva fundamentação.

William Tonet e outros dois advogados deverão, depois, preparar a defesa dos seus clientes, detidos junto ao Tribunal de Polícia de Luanda, no passado dia 8, quando protestavam contra o julgamento de 21 pessoas presas durante a manifestação de 3 de Setembro. Dezoito desses arguidos foram condenados a penas entre os três meses e os 45 dias de prisão. Os advogados recorreram da sentença.

Entre os 25 deste segundo grupo, consta Mfruka Muzemba, líder da JURA – braço juvenil da UNITA – preso quando tirava fotografias, na via pública, aos protestos do dia 8 e à resposta policial aos mesmos.

Mfuka Muzemba disse que se encontrava no local “em solidariedade” para com os detidos e para seguir “a mascarada de julgamento” dos 21 jovens que, no 3 de Setembro, protestavam contra o Presidente José Eduardo dos Santos.

A UNITA receia que o regime aproveite a presença de Muzemba no local para a responsabilizar pelas manifestações deste mês, como tentou fazer noutras ocasiões, nomeadamente nos dias que antecederam os protestos de 7 de Março passado.

O partido do Galo Negrto insurgiu-se contra a detenção de Muzemba e dos outros manifestantes. E disse, publicamente, não ter qualquer papel ou responsabilidade na organização das manifestações que, no entanto, considera legítimas e legais.

 

Fonte: Voz News

Fotografia: Voz News

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem são os favoritos para vencer eleição de presidente do Senado?

A eleição que definirá quem irá presidir o Senado até janeiro de 2025 acontece na próxima quarta-feira (1º) e,...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema