Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
10.5 C
Lisboa

Ellen Johnson-Sirleaf faz homenagem a Neto

A Presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, está desde ontem, em Luanda, para uma visita oficial de dois dias a Angola, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
Ellen Johnson-Sirleaf, à chegada, foi recebida no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti. A Presidente da Libéria está pela primeira vez em Angola com uma importante delegação do seu país.
Ainda ontem, Ellen Johnson depositou uma coroa de flores no Monumento a Agostinho Neto, no Largo da Independência, em cerimónia testemunhada pelo governador em exercício de Luanda, Graciano Domingos. A Chefe de Estado da Libéria teve ao princípio da noite de ontem um encontro com o Presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma.
Hoje, é recebida no Palácio da Cidade Alta com honras militares pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e em seguida começam as conversações entre delegações dos dois países. Constam ainda do programa visitas à Cidade do Kilamba e à base de logística da Sonangol. Nascida a 29 de Outubro de 1938, Ellen Johnson-Sirleaf é a 24ª Presidente da história da Libéria, tendo sido ministra das Finanças no governo do Presidente William Tolbert Júnior até 1980, quando aconteceu o golpe de Estado que resultou no assassinato do Presidente. A Libéria está a ser bem sucedida nos esforços de reconstrução e recuperação, na medida em que a sua economia passou a crescer a uma taxa média anual de 6,5 por cento, apesar da crise económica mundial. A Libéria abriu a economia para colocar o sector privado no centro de desenvolvimento e atraiu 16 mil milhões de dólares em investimentos privados para reactivar os sectores da agricultura, mineiro e florestal.
O potencial petrolífero, uma área em que a experiência de Angola vai ser aproveitada, começou recentemente a ser explorado. Desde a chegada ao poder de Ellen Johnson-Sirleaf, a Libéria passou a promover gestos de convivência pacífica com os países vizinhos. Em 2010, a “Newsweek” considerou-a uma das melhores líderes do mundo.

Fonte: JA
Fotografia: Rogério Tuti

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rei Felipe VI já em Luanda

À sua chegada, Felipe VI e esposa foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema