Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
10.8 C
Lisboa

Selecção Nacional de Básquete está na final

Atletas angolanas fazem o esquema da "Dança da família" na festa da qualificação

Angola apurou-se, ontem, para a final do torneio seniores femininos de basquetebol dos Jogos Africanos de Maputo, ao vencer nas meias-finais, no Pavilhão do Maxaquene, a Nigéria, por 70-55.
O “cinco” nacional protagonizou uma soberba exibição, anulando os pontos fortes da equipa adversária. Durante toda a contenda, a Selecção Nacional esteve no comando das “operações”, causando sérios embaraços às Super Águias. Sónia Guadalupe, Nachicela Maurício, Catarina Camufal, Felizarda Jorge e companhia passearam toda a sua classe. Angola, ao intervalo, ganhava por 30-21.
Na segunda metade do encontro, o conjunto angolano voltou a imprimir a dinâmica evidenciada no primeiro tempo, optando por uma defesa à zona, com a bola a circular em toda a dimensão da quadra. A poste Nachicela Maurício e a extremo Sónia Guadalupe foram eficazes nos lançamentos dos três pontos. As opositoras não conseguiram acompanhar a passada de Angola, quebrando fisicamente. As principais jogadoras nigerianas, Onwud Gold, Helen Ogungimi e Chinyere Ibekwe foram ofuscadas pelas angolanas. As comandadas de Aníbal Moreira foram verdadeiras guerreiras, numa noite memorável.
É a primeira vez que a equipa nacional se apura para uma final dos Jogos Africanos. Com o triunfo diante da Nigéria, Angola assegurou já uma medalha nos Jogos de Maputo. A selecção defronta o Senegal na final, numa espécie de ajuste de contas.
Em declarações ao Jornal de Angola, o técnico Aníbal Moreira felicitou as jogadoras pelo apuramento à final. “Estamos felizes. As minhas atletas nunca viraram a cara à luta. Foram verdadeiras guerreiras”, disse.
O seleccionador espera realizar uma boa final e conquistar a medalha de ouro. “O grupo está motivado, depois da vitória frente às nigerianas. Queremos arrebatar a medalha de ouro”, garantiu o técnico Aníbal Moreira.
No sector masculino, a Selecção Nacional derrotou a Costa do Marfim, por 66-45, em jogo da primeira jornada do grupo “B”. Hoje, o combinado nacional enfrenta Cabo Verde, para a segunda jornada.

 

António de Brito| Maputo

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: José Cola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa do estilista Paco Rabanne sofre assalto após sua morte

Ladrões invadiram a casa do estilista espanhol Paco Rabanne, que morreu na sexta-feira (3) aos 88 anos em sua...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema