Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
5.7 C
Lisboa

Defesa Angolana dá apoio à Polícia Militar Cabo-Verdiana

Ministro da Defesa visitou Cabo Verde

Instrutores das Forças Armadas Angolanas (FAA) vão formar a polícia militar cabo-verdiana, anunciaram na Cidade da Praia os ministros da Defesa angolano e cabo-verdiano.
Cândido Pereira Van-Dúnem e Jorge Tolentino, que abordaram aspectos relacionados com as informações e comunicações militares, estão decididos a aprofundar o acordo que existe desde 2007 entre os ministérios de Defesa dos dois países. “Com esta visita, há sectores que prevemos discutir com alguma profundidade, que são os da cooperação no domínio das informações e comunicações militares, que queremos desenvolver  na área  da Defesa em Cabo Verde, e a cooperação na formação da polícia militar”, especificou o ministro da Defesa Nacional de Cabo Verde, Jorge Tolentino, à chegada do seu homólogo angolano. Depois de ser recebido pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, e pelo Presidente da República, Pedro Pires, Cândido Van-Dúnem mostrou-se “grato” e “satisfeito” com o convite cabo-verdiano no sentido de “manter os níveis de cooperação já existentes e ampliá-los onde houver essa necessidade”.
“As relações de cooperação entre os ministérios de Defesa e as Forças Armadas dos dois países são, de facto, sólidas, não têm ainda uma abrangência substancial, mas em função das necessidades manifestadas pelos dois Estados – Executivos e Forças Armadas – tendem a que esta abrangência possa ir crescendo gradualmente”, disse o ministro angolano.
“O acordo assinado em 2007 tem uma latitude onde podemos encontrar desde a formação, troca de experiências, participação em acções conjuntas em termos de exercícios militares, até visitas de intercâmbio entre os membros dos Ministérios e Forças Armadas dos dois países, entre outras acções que não saiam das balizas e tarefas incumbidas aos sectores da Defesa Nacional”, acrescentou.
Questionado sobre se Cabo Verde seria uma boa base de retaguarda logística para a Missão de Angola na Guiné-Bissau, o ministro da Defesa, Cândido Pereira Ván-Dúnem adiantou que só os titulares dos Executivos se podem pronunciar sobre esse assunto.

 

Fonte: Jornal de angola

Fotografia: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema