Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
10.5 C
Lisboa

Presidente Armando Guebuza prestigia a abertura dos Jogos

O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, declarou ontem, à noite, no novo estádio do Zimpeto, perante 50 mil pessoas, aberta oficialmente a X edição dos Jogos Africanos de Maputo 2011.
A cerimónia, que contou com a presença dos responsáveis máximos do Comité Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, e do Conselho Superior dos Desportos em África (CSSA), Jacques Yvon Ndolou, começou com o desfile dos países participantes
A porta-estandarte dos anfitriões, a antiga basquetebolista internacional Esperança Sambo, recebeu a bandeira das mãos do Chefe de Estado, na cerimónia de apresentação da Missão de Moçambique realizada, na quinta-feira, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano.
A cerimónia de abertura foi uma fusão entre o desporto e a cultura, reflectida num espectáculo denominado “África Mítica” interpretado por 800 bailarinos, essencialmente estudantes da cidade de Maputo, que evocou, de forma sucinta, os diferentes momentos da História de Moçambique
Momento marcante foi a entrada da Chama Olímpica, que simboliza a união entre os povos e países do continente africano.
Na ocasião, foram lidas três mensagens em nome dos atletas, dos oficiais e dos árbitros, com um denominador comum: o juramento pelo o respeito às regras do jogo e à observação do espírito de “fair-play”.
O novo estádio ostentava as Bandeiras dos 47 países e os atletas desfilaram com os fatos de treino, ajudando a dar colorido ao espectáculo.

A judoca Antónia Fátima Faya, campeã africana, foi a porta-estandarte de Angola, que tem uma delegação de 258 elementos.
O estádio do Zimpeto, orçado em 57 milhões de dólares, construído em dois anos e inaugurado em 23 de Abril, tem capacidade para 42 mil pessoas.

Cidade de Brazzaville acolhe próxima edição

Brazzaville acolhe, em 2015, a XI edição dos Jogos Africanos, anunciou, ontem, o presidente do Conselho Superior dos Desportos em África (CSSA), Jacques Yvon Ndolou, durante a Assembleia-Geral extraordinária da instituição. Os próximos Jogos Africanos assinalam o 50º aniversário da CSSA. Na primeira edição, realizada com a presença de 30 países, participaram 2.500 atletas, que disputaram 53 competições em dez modalidades.

 

 

António Cristóvão

Fonte: Jornal de Angola

Foto: José Cola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rei Felipe VI já em Luanda

À sua chegada, Felipe VI e esposa foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema