A Selecção Nacional de Futebol de Honras, Palancas Negras, joga hoje às 16h00, no Estádio 11 de Novembro, frente à congénere do Uganda, uma cartada decisiva para as suas aspirações de marcar presença na fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN-2012), a ter lugar no Gabão e Guiné-Equatorial.
No primeiro jogo oficial do elenco directivo da federação, encabeçado pelo general Pedro Neto, os pupilos de Lito Vidigal decidem o futuro no Grupo J de apuramento para a grande montra do futebol continental, numa altura em que dependem da conquista dos três pontos esta tarde e de um deslize do adversário na última jornada.
Com o país mobilizado em torno da sua selecção, o combinado nacional assume o desafio de arrancar uma vitória no 11 de Novembro, quiçá com a chancela de uma boa exibição, digna de ser recordada pelos adeptos, que prometem lotar o estádio e voltar a viver os momentos de festa do CAN-2010.
Em desvantagem na tabela classificativa, a quatro pontos do Uganda, líder do grupo com dez pontos, Angola está agora mais obrigada a vencer, depois do triunfo (2-1) do Quénia diante da Guiné-Bissau, passando a ocupar o segundo lugar com sete pontos.Geraldo, jogador que tem estado em destaque no Curitiba da I Divisão do Brasil, é o grande destaque entre os preteridos por Lito Vidigal.
De fora ficaram igualmente Fabrício, Neblú, Pilola, Xara e João Martins.Os problemas administrativos, consubstanciados no atraso dos pagamentos de prémios de jogo e salários dos integrantes da equipa técnica, bem como a recompensa pelo segundo lugar alcançado no CAN do Sudão, estão longe de fazer esmorecer a determinação do grupo em vencer.
O Uganda está em Luanda focado na confirmação do apuramento, visto que precisa apenas de um ponto para carimbar a presença na “cimeira futebolística” do Gabão e Guiné-Equatorial.
Nos últimos três confrontos entre ambas as selecções, os ugandeses registaram um empate e duas vitórias, por 3-1, ainda no consulado de Oliveira Gonçalves nos Palancas Negras, e 3-0, na gestão do francês Hervé Renard.
Honorato Silva
Fonte Jornal de Angola
Fotografia: Santos Pedro