O Irão enviou um submarino e um navio de guerra para o Mar Vermelho numa missão de patrulha, informou o comandante da Marinha, almirante Habibollah Sayyari, num relatório divulgado pela emissora estatal.
“Essa flotilha que conta com um submarino e um navio de guerra vai patrulhar o mar e demonstrar as capacidades da República Islâmica do Irão”, disse Sayyari, citado pelo site da emissora estatal.
Após a declaração de Sayyri, o Exército israelita informou que mobilizou dois navios de guerra para o Mar Vermelho:
“a Marinha mobilizou dois navios de guerra para o Mar Vermelho como parte de um treino de rotina”, afirmou um porta-voz militar à AFP, negando que a acção tenha qualquer ligação com a mobilizaçãode embarcações iranianas.
Em Julho, o Irão anunciou a intenção de ampliar a sua presença militar em águas internacionais, com planos de mobilização de navios de guerra para o Atlântico. Sayyari disse que o envio da flotilha para o Mar Vermelho também tem como objectivo combater a pirataria. Nos últimos anos, os Media do Irão informaram que as embarcações iranianas e de outros países receberam apoio da Marinha iraniana para combater a pirataria nas águas da Somália.Em Junho, os submarinos iranianos “Kilo” escoltaram navios de guerra no Mar Vermelho para colher dados, na sua primeira missão em águas distantes dos seus países.
Fonte: Jornal de Angola