Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
10.5 C
Lisboa

Mercado agrícola com sul-africanos

Angola pode aproveitar a experiência da África do Sul para dinamizar a cooperação nos domínios da agricultura, assistência social, energia e águas, geologia e minas, comércio, indústria e habitação. A sugestão é do embaixador angolano Miguel Neto.
O diplomata angolano, que falava no encontro em que apresentou à presidente da direcção nacional do Congresso Nacional Africano (ANC), Baleka Mbete, cumprimentos de despedida pelo termo da sua missão naquele país, sublinhou que os dois Estados têm relações históricas, culturais e de irmandade desde longa data.
O embaixador, que vai ser substituído por Josefina Pitra Diakité, indicou que a África do Sul pode ser útil na reconstrução da região sul de Angola, devido à proximidade.
Miguel Neto assinalou que existem acordos em vários domínios, desde a diplomacia, polícia, migração, saúde, ensino, comunicação social, urbanismo, ambiente, pescas, juventude e desportos, que podem beneficiar os dois países. Angola, segundo Miguel Neto, pode aproveitar o potencial sul-africano em matéria de recursos humanos. O embaixador qualificou de excelente o nível de relações entre os dois países, fortalecidas com a ascensão ao poder do presidente Jacob Zuma.
“É cada vez mais evidente a constatação dos sul-africanos de que Angola é a sua segunda casa”, disse o diplomata. O embaixador Miguel Neto vai representar nos próximos tempos Angola no Reino Unido e na Irlanda do Norte.

ANC evoca Cuito Cuanavale

A presidente da direcção nacional do Congresso Nacional Africano, Baleka Mbete, anunciou que a batalha do Cuito Cuanavale, em Angola, vai ser motivo de referência nas comemorações dos 100 anos de fundação do ANC, que se assinala no dia 8 de Janeiro de 2012. O Presidente  José Eduardo dos Santos foi homenageado pelo apoio prestado à luta contra o regime de “apartheid”, que entrou em declínio em 1988.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Angola atenta à “transição energética” para o desenvolvimento

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, assegurou, esta segunda-feira, em Cape Town (África do...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema