Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
6.6 C
Lisboa

Gripe aviária ameaça ressurgir

O Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) alertou para um possível ressurgimento da gripe aviária e disse que uma variante do vírus H5N1 estava a espalhar-se pela Ásia e outras regiões.
Ontem, a FAO pediu um aumento na vigilância e na preparação dos países para um eventual surto do vírus, que já infectou 565 pessoas desde que apareceu pela primeira vez, em 2003, matando 331 delas.
O vírus foi eliminado da maioria dos 63 países infectados após o pico de 2006, mas desde 2008 o H5N1 se tem expandido geograficamente tanto em criações aviárias como em pássaros silvestres, em parte devido às migrações, de acordo com a FAO.
“O afastamento geral das quedas progressivas observadas em 2004-2008 pode significar que vai haver uma retomada do H5N1 neste Outono e Inverno (no hemisfério norte)”, disse o chefe de veterinária da FAO, Juan Lubroth, em comunicado. Segundo Lubroth, o aparecimento de uma variante modificada do vírus na China e no Vietname era uma preocupação, porque aparentemente essa nova forma seria capaz de escapar dos sistemas de defesa das vacinas actuais. A circulação do vírus no Vietname também representa um risco directo para o Camboja, Tailândia e Malásia, além da península coreana e o Japão, salienta a FAO.
A última morte humana causada pela gripe aviária aconteceu este mês no Camboja, país que já registou oito infecções humanas este ano.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema