Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
10.8 C
Lisboa

Angola e Portugal com vistos rápidos

O embaixador de Angola em Portugal garantiu, no domingo, em Lisboa, à Lusa, que os problemas da concessão de vistos entre os dois países são ultrapassados “em breve”. Marcos Barrica revelou que a “comissão bilateral” esteve reunida, no início do mês, para “ultrapassar as dificuldades” na concessão de vistos, assunto que já se arrasta há anos.
“Creio que uma resolução está para breve. Na última reunião da comissão bilateral encontraram-se os pontos de estrangulamento que dificultavam a actual situação de vistos”, disse o diplomata, à margem de uma palestra sobre a vida do Presidente de Angola, por ocasião do 69º aniversário, no domingo, de José Eduardo dos Santos.
O embaixador salientou que uma “discussão aberta e franca” entre as duas partes fez com que fosse possível “chegar a consenso”.
“Evoluímos para um projecto de acordo que se espera seja assinado em meados de Setembro, dia 15 ou 16, salvo erro”, referiu, acrescentando: “Os entendimentos a que chegámos permitem criar mais facilidades na concessão dos vistos porque de facto os constrangimentos existiam e ainda existem para os angolanos que querem vir a Portugal e para os portugueses que querem viajar para Angola”.
Sobre se o acordo a assinar é baseado na reciprocidade, declarou: “Com certeza, tem de ser baseado na reciprocidade, tem de haver cedências das duas partes e creio que foi um bom acordo”. O diplomata ressalvou que a “decisão sobre se é ou não um bom acordo cabe aos superiores hierárquicos”, designadamente aos ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e das Relações Exteriores de Angola. “São eles que vão apreciar o trabalho que os técnicos fixaram [na comissão bilateral] e decidir se o acordo é bom ou não”, disse, salientando: “Na nossa óptica é um bom acordo que estava em condições de ser assinado se os nossos superiores assim o entenderem”. Em Luanda, todos os dias se verificam enormes filas diante da Embaixada portuguesa. São cidadãos à espera de um visto para Portugal, maioritariamente para visitar familiares, para gozar férias ou para negócios.
O ministro português dos Negócios  Estrangeiros afiançou, na sexta-feira, que “nas próximas semanas estão fechadas as negociações que permitem simplificar o regime de vistos para entrada em Angola”. “Espero que dentro de poucas semanas o acordo entre Portugal e Angola, que melhora o regime de vistos, esteja concluído e represente uma melhoria. Isso é muito importante para as empresas e os quadros portugueses”, disse ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
O “caso dos vistos” foi um dos temas de conversa entre o ministro português dos Negócios Estrangeiros e o Presidente José Eduardo dos Santos, durante a visita, em Julho, de Paulo Portas a Angola.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa do estilista Paco Rabanne sofre assalto após sua morte

Ladrões invadiram a casa do estilista espanhol Paco Rabanne, que morreu na sexta-feira (3) aos 88 anos em sua...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema