Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
8.5 C
Lisboa

Final do “Gira Bairro” com músicos do topo

Bangão, Lulas da Paixão e Puto Português, três referências do semba, actuam no espectáculo que se realiza domingo à tarde, no Campo Olimpafrica, em Viana, para saudar o 69º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que se comemora no mesmo dia.
O espectáculo é organizado pelo Movimento Nacional Espontâneo (MNE) e vai reunir dezenas de músicos nacionais dos mais variados estilos. Começa depois do jogo da final do torneio de futebol “Gira Bairro” entre as formações do Flamingo da Caponte do Lobito e o Santo Rosa do Moxico.
António Fiel “Didi”, responsável do (MNE), disse que o elenco artístico do espectáculo vai permitir aos munícipes de Viana ouvir e apreciar boa música angolana.
“O objectivo deste espectáculo para além de saudar mais um aniversário do Presidente da República e patrono do MNE, visa também proporcionar momentos de convívio aos munícipes de Viana e fazer o casamento entre o desporto e a cultura”, disse.
Fiel “Didi” afirmou que para a­lém das três vozes do semba, o espectáculo tem as participações de Doctor Romeu, Loromance, Djamila Chocolate, Ablaze Boys, VIP, Pai Diesel, Belo Coimbra, Diamante da Crista, Gev Money, Una Grau, Nato P3, Os Bacongos, Os Poligmáticos, Evolution e Hot Shine.
Bernardo Jorge “Bangão” vai interpretar três temas musicais do seu vasto repertório, Kaquivaca, Dioguito e Mabikubiku, com o suporte instrumental da banda Yetu. Bangão, exímio executante do semba nasceu a 27 de Setembro de 1962, no Sambizanga, em Luanda, onde se iniciou na música no conjunto “Tradição”, em 1974, que reunia Kinito (viola solo), Zé Abílio (viola ritmo), Alaito (tumbas) e André Lua (voz). Em 1996 vence o prémio “Liceu Vieira Dias”, com o tema “Kibuikila” (Peste), acompanhado pela Banda Maravilha. Em 1999 ganha a primeira edição do concurso “Semba de Ouro”com a canção “Kangila” (pássaro agoirento) e afirma-se como cantor e compositor.

Lulas da Paixão

Compositor e artista, Lulas da Paixão, nome artístico de Sebastião Paulo, nasceu, em 11 de Novembro de 1946, em Luanda, na Ilha do Cabo. Começou a carreira em 1957 como vocalista do grupo “A Caravana”. A grande projecção deu-se em 1968, quando actuou, com o extinto grupo Musangola, no projecto cultural Kutonoka.
Como artista, tem actuado com diversos grupos, tais como Os Corimbas, Os Zébanos, Os Astros, Jovens do Prenda, Os Merengues, Semba Tropical e Banda Movimento.  Enquanto compositor, produziu várias músicas das quais se destacam “Mukagiami”, “Lolito”, para Carlos Burity, “N’ga Kinga”, para Pedrito, “Ti Chico”, para António Paulino, “Zinha”, para Dina Santos e muitos outros temas para músicos africanos.

Puto Português

Lino Cerqueira Fialho “Puto Português”, 23 anos, residente em Luanda, no bairro Terra Nova. Músico há 11 anos,  começando a fazer o estilo kuduro no qual se destacou com o seu parceiro Nacobeta.
Em 2008, lançou o seu primeiro CD em grupo intitulado “A Dupla”, um ano depois lançou o segundo trabalho discográfico intitulado “Kuduro is Life”.
Decidindo seguir a sua carreira a solo e entrar para um outro estilo musical, neste caso o semba, em Dezembro de 2010 grava o seu primeiro álbum a solo intitulado “Geração do Semba” no qual trabalhou com vários músicos e produtores do mercado angolano.
Puto Português é, actualmente, uma das referências do semba  da nova geração, fruto do sucesso que o seu primeiro disco, “Geração do Semba”, está a fazer quer nas emissoras de rádio, quer nos canais de televisão nacionais e internacionais.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema