O presidente russo, Dmitri Medvedev, reuniu-se ontem com o dirigente norte-coreano, Kim Jong-Il, numa base militar da Sibéria, no início de um encontro cercado de sigilo e que deve abordar questões de energia e de ajuda alimentar para a Coreia do Norte.
“Obrigado por ter vindo até aqui”, declarou Kim Jong-Il no início da reunião com Dimitri Medvedev na região de Ulan-Ude, capital da República Russa de Buriatia, que fica a 5.500 km a leste de Moscovo.
“Tudo isto é o nosso país. Além disso, entre sócios e vizinhos a distância não conta”, respondeu Dimitri Medvedev numa referência ao tamanho do território russo.
Kim Jong-Il, que chegou no sábado ao extremo oriente russo a bordo de um comboio blindado, faz a terceira visita à Rússia, após as deslocações de 2001 e 2002.
No entanto, a Coreia do Norte está disposta a aceitar uma moratória dos testes nucleares na hipótese de uma retomada das conversações multilaterais sobre o seu programa nuclear, informou a porta-voz do presidente russo, Natalia Timakova. De acordo com Natalia Timakova, a Coreia do Norte está disposta a retornar à mesa de negociações com a Coreia do Sul, Rússia, China, Estados Unidos da América e Japão, paralisadas desde Dezembro de 2008.
“Sem condições prévias, dentro das negociações, os norte-coreanos estão dispostos a resolver o problema respeitando uma moratória sobre os testes e a produção de combustível nuclear”, completou.
Fonte: Jornal de Angola