Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
5.7 C
Lisboa

Cresce a rede escolar no Kuando-Kubango

A província do Kuando-Kubango tem um programa aprovado pelo Executivo para revitalizar o desenvolvimento da região. O programa foi apresentado, na cidade de Menongue, pela ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço.
O programa, apresentado aos membros do governo da província do Kuando-Kubango, vai ser executado durante o biénio 2011/2012 e numa primeira fase foram identificadas quatro áreas prioritárias: saúde, agricultura, assistência social e desminagem.
No sector da Educação, o programa prevê a construção de 121 escolas, com capacidade para 500 alunos cada uma, em todos os municípios da província, sendo 111 do ensino primário e dez do secundário. O objectivo é incluir 60 mil crianças no sistema normal de ensino até ao próximo ano lectivo.
Em matéria de assistência social, o Executivo prevê o enquadramento de pouco mais de 150 mil ex-militares e mutilados de guerra nos municípios de Mavinga e Rivungo. No domínio agricultura, está prevista a aquisição de tractores, equipamentos agrícolas, artefactos de pesca e a execução de projectos para manter o funcionamento do canal de irrigação do Missombo.

Acções complementares

A ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, anunciou que está prevista a reabilitação da estrada que liga o Cuito Cuanavale a Nancova e as via Dirico/Mucusso, Calai/Dirico, Cuangar/Calai e a ponte sobre o rio Kubango, na localidade do Caíla, com vista a permitir uma melhor circulação de pessoas e mercadorias em toda a região.  A ministra sublinhou que o programa inclui acções para o estancamento das ravinas no município do Cuito Cuanavale, aceleração das obras de reabilitação do aeroporto e a construção de edifícios e de uma biblioteca.
Foi igualmente aprovado a abertura de um canal fluvial no rio Kuando, que vai ligar Rivungo a Shangombo, na Zâmbia. O programa inclui a aquisição de embarcações para facilitar o transporte de pessoas e mercadorias.
Constam ainda das acções incluídas no programa, segundo a ministra do Planeamento, a construção de um pólo universitário e de uma mini-hídrica na cidade de Menongue.  O sistema de abastecimento de água potável vai ser reforçado no âmbito do programa e recuperada a rede de média e baixa tensão nos municípios de Menongue e Cuito Cuanavale.
Ana Dias Lourenço garantiu que estão criadas as condições e há verbas disponíveis do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2011/2012, para a execução das obras. Realçou que estas acções foram decididas pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, durante a sua visita à província do Kuando-Kubango, onde presidiu à sessão extraordinária da Comissão Permanente do Conselho de Ministros.
Ana Dias Lourenço, pediu aos membros do governo local para acompanharem activamente todas as intervenções que forem executadas na província. Na sua visita ao Kuando-Kubango a ministra estava acompanhada por uma delegação composta pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, vice-ministro do Planeamento, Pedro Luís da Fonseca e deputados da Assembleia Nacional.
O governador da província do Kuando-Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, reiterou o empenho do governo local na materialização deste programa que, segundo disse, vai dar um impulso significativo no desenvolvimento social e económico e na melhoria das condições de vida das populações.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema