A confiança dos consumidores europeus caiu “acentuadamente” em Agosto, revelam dados divulgados na terça-feira, em Bruxelas, pela Comissão Europeia, que reforçam a probabilidade do surgimento de uma nova recessão.
A primeira estimativa sobre a evolução do “moral” das famílias europeias deu resultados que sustentam a expectativa de vários economistas e casas de investimento de que a economia do velho continente está a viver uma fase de acentuado arrefecimento que pode redundar numa nova recessão. Segundo dados preliminares divulgados pela Comissão Europeia, o indicador de confiança dos consumidores caiu “acentuadamente” em Agosto, passando de -11,2 em Julho para -16,6 em Agosto.
Ligeiramente menos acentuado foi o recuo da confiança quando se faz a média para todos os países da União Europeia, com o respectivo indicador a decrescer de -12,4 para -16,8. A confiança das famílias é uma variável fundamental para antecipar o comportamento do consumo privado que é a componente que mais pesa na formação do Produto Interno Bruto (PIB).
Os últimos dados estatísticos sobre o andamento da actividade económica são os relativos ao segundo trimestre e que denunciam já um profundo arrefecimento da economia. A Zona Euro cresceu 0,2 por cento entre Abril e Junho, quando havia progredido 0,8 por cento nos três meses anteriores.
Fonte: Jornal de Angola