O padre Pierre-Claver Chabi, da Paróquia do Cristo Rei, apelou ontem em Luanda aos católicos para que perdoem as pessoas com os quais tenham más relações, antes da partida para a peregrinação ao Santuário da Muxima.
Em declarações à Angop, a propósito da peregrinação, Pierre-Claver Chabi disse que um fiel, antes de se chegar a Deus deve resolver todos os problemas de relacionamento que tenha com o seu próximo. Pierre-Claver Chabi lamentou a falta de perdão e reconciliação, que considerou ser um acto de desobediência a Deus.
Um número considerável de paróquias da Igreja Católica está a reunir condições para a partida dos peregrinos para o Santuário da Muxima. A romaria acontece anualmente desde 1833. A vila da Muxima está localizada a cerca de 130 quilómetros de Luanda.
A Igreja de Nossa Senhora da Muxima (que significa Coração na língua nacional Kimbundu) foi construída no final do século XVI e é considerada monumento nacional desde 1924.
Para este ano, vão ser introduzidos novos elementos no programa litúrgico, como duas caminhadas de dois quilómetros com a reza do terço, na quinta-feira, e a via-sacra, na sexta-feira.
As missas em línguas nacionais, que se estrearam na edição passada, vão ser mantidas este ano.
Fonte: Jornal de Angola