Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
7.8 C
Lisboa

Destacada importância do diálogo para convergência nas actividades

A secretária de Estado das Relações Exteriores, Exalgina Gambôa, destacou ontem, em Luanda, a importância do diálogo para a convergência das acções no que toca à política externa.
Exalgina Gambôa fez esta declaração na abertura de um seminário do Ministério das Relações Exteriores destinado aos directores ou chefes de intercâmbio dos departamentos ministeriais do Executivo.
Referiu que a realização deste seminário visa dar resposta aos desafios que se apresentam face ao crescimento da importância política que a Angola está a conquistar na arena internacional, particularmente no que respeita à participação em fóruns multilaterais.
Segundo a secretária de Estado das Relações Exteriores, Angola é chamada a pronunciar-se, ao mais alto nível, sobre diversos temas que dominam a actualidade política mundial.
Acrescentou que essa realidade exige do Estado uma actuação dinâmica capaz de responder aos desafios que a humanidade enfrenta, o que só épossível se estiver estruturalmente bem organizado com um bom nível de concertação entre todos os intervenientes no processo.
O seminário, disse a secretária de Estado, Exalgina Gambôa, visa promover o diálogo e dar a conhecer as políticas e normas que conduzem o país a uma acção concertada e convergente no que toca aos seus objectivos externos.
Lembrou que foram aprovados vários decretos presidenciais que dão corpo ao processo de reorganização do Ministério das Relações Exteriores, particularmente o Regulamento sobre a Participação das Delegações Angolanas em Reuniões Internacionais.

A secretária de Estado das Relações Exteriores disse ser importante apresentar este documento para a análise conjunta, tendo em vista a sua execução por todos os que participam na execução da política externa do país.

Coesão na participação

A responsável da direcção de Organizações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Margarida Izata, considerou que o seminário vai permitir uma participação mais coesa em fóruns internacionais.
Margarida Izata disse que a realização do seminário é confirmada pela necessidade de se aglutinarem esforços para a melhor coordenação das acções no exterior do país, tendo em vista a realização permanente dos objectivos superiormente traçados.
O seminário destinado aos directores do Ministério das Realações Exteriores decorre no momento em que Angola assumiu a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e detém, simultaneamente desde o ano passado, a liderança da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rosa Parks, ícone do movimento negro nos EUA

Em 1955, ativista entrou para a história ao se negar a ceder seu lugar no ônibus para um homem...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema