Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
8.5 C
Lisboa

Angola enfrenta Moçambique na rota para os quartos-de-final

A Selecção Nacional de Angola, actual detentora do título continental, tenta hoje diante de Moçambique, a qualificação para os quartos-de-final da Taça de África das Nações, Afrobasket/2011.
Angolanos e moçambicanos jogam para os oitavos-de-final, às 20H00, no Palácio da Cultura e dos Desportos de Antananarivo, com honras de transmissões televisivas para África e o mundo.
Angola, segunda classificada do grupo preliminar B e Moçambique, terceiro do A, enfrentam-se pela quinta vez nestas lides, com um saldo de cinco vitórias para os campeões africanos. O primeiro jogo aconteceu em 1981, na cidade de Mogadíscio, Somália.
Os angolanos venceram na secrearia, por falta de comparência (2-0) dos moçambicanos, em partida de apuramento para o nono e décimo classificados.
Em 1995, na cidade de Argel, vitória de Angola, por 117-40. Em Luanda, quatro anos depois, em 1999, novo triunfo, desta vez por 104-47. No regresso a Argel, em 2005, os angolanos venceram por 100-37 e em 2009, em Benghazi, Líbia, vitória por 93-50.
Apesar da supremacia angolana, nesta fase da competição em que os jogos são a eliminar, normalmente as selecções de médio porte ganham outra confiança e motivação, pelo que hoje não se esperam facilidades ante os moçambicanos, cuja cultura táctica é susceptível de criar embaraços e complicar o apuramento para os quartos-de-final.
A leitura ao jogo das duas selecções recomenda alguma prudência, embora Angola tenha maior dose de favoritismo, a que acresce a melhor qualidade técnica das suas unidades. O grande empecilho vai ser encontrar soluções no ataque para anular a defesa à zona dos moçambicanos.

Em caso de triunfo diante de Moçambique, a Selecção Nacional de Angola defronta nos quartos-de-final, na próxima quarta-feira, o vencedor do confronto entre os Camarões e o Togo, que jogam também hoje, às 15H30, antevendo-se uma vitória relativamente fácil dos Camarões.
Os oitavos-de-final abrem com o jogo entre a Nigéria e o Chade, primeiro e quarto classificados dos grupos A e B, a partir das 10H30. Jogo fácil para os nigerianos que medem forças com um adversário de nível inferior. Às 13H00 é a vez do RCA-Egipto, com sinal mais para os centro-africanos.
Os oitavos-de-final contam com as 16selecções da fase preliminar e são disputados em sistema cruzado, apurando-se os vencedores para os quartos-de-final, dia 25 de Agosto. As meias-finais estão agendadas para sábado e a final para o dia 28, antecedida do jogo para apuramento do terceiro e quarto classificados.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema