Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
7.8 C
Lisboa

Feira do Livro e da Música junta editores e expositores

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, procede hoje, à tarde, à abertura da VI edição da Feira Internacional da Música e da Leitura, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda.
A feira, que decorre de 22 a 28 deste mês, é promovida pela editora Arte Viva, com apoio de instituições públicas e empresas privadas. Os objectivos do evento prendem-se com a promoção e circulação do livro e do disco.
A feira visa facilitar o seu acesso num só espaço, proporcionando à juventude angolana e às comunidades estrangeiras residentes e visitantes em geral, o gosto e o conhecimento das principais referências no domínio da literatura e música.
O porta-voz da feira, Miguel Fausto, disse ao Jornal de Angola que o reforço do intercâmbio cultural e comercial entre editores, livreiros, músicos, distribuidores e expositores estrangeiros se insere entre os objectivos, além do debate sobre questões musicais e literárias.
A programação cultural, adiantou, prevê um ciclo de palestras e debates sobre o livro, a promoção da leitura, o estado actual da indústria gráfica e questões relacionadas com a criação e produção musical, concertos, recitais de poesia, assinatura de autógrafos, teatro e um ciclo de cinema.
Os cantores Júlio Gil, Kipuka e Margareth do Rosário, as bandas The King’s e Maravilha, o grupo Mizangala DT e o Duo Canhoto vão marcar presença.
O ciclo de cinema apresenta o filme “Letras soltas”, de Francisco Kafua e vídeos sobre a Música Popular Brasileira, com Lenine, Maria Rita, Djavan e João Bosco.

Também está programada a exibição do último concerto do trompetista Miles Davis e do filme “História do Jazz”, de  Ken Burns, com cenas raras do ambiente social e político em New Orleans, reproduções de clássicos intemporais, gravações e apresentações ao vivo, colhidas ao longo de um século, além de entrevistas exclusivas, clipes raros e fotografias inéditas.
O ciclo de palestras e debates aborda os temas “Problemática da leitura e da interpretação literária”, “Contributo da Chevron no desenvolvimento da cultura”,  “A cidadania, ética e moral no islão” e o “Impacto das indústrias culturais na economia da cultura”.
Vão ser debatidos ainda a “Fruição da arte no desenvolvimento da personalidade”, “O advento do Kuduro na história da música angolana”, “As tecnologias de informação e o rendimento escolar”, “Evolução da bibliografia jurídica de autores angolanos”, “Estúdios de gravação e produção discográfica” e “Música na rádio da época colonial aos nossos dias”.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dívida milionária da CASA-CE não afasta sonhos

A Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) prepara-se para as eleições gerais de 2027, confirmou...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema