Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
8.6 C
Lisboa

Construção da Cidade do Kilamba deve inspirar os Estados da região

O Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, afirmou ontem, em Luanda, que a nova Cidade do Kilamba deve constituir inspiração e orgulho para os restantes Estados da região, e não só, com défices habitacionais.
“É uma maravilha. Este ambicioso projecto habitacional só mostra que os angolanos sabem fazer as coisas”, declarou o Presidente Armando Guebuza aos jornalistas, no final da visita que efectuou, ao fim da tarde de ontem, àquele que é considerado o maior projecto habitacional angolano.
Armando Guebuza acrescentou que a construção da nova Cidade do Kilamba nos altos padrões que apresenta só foi possível com a paz, conquistada pelos angolanos em 2002.
Moçambique, frisou, celebrou há dias com a China um acordo para a construção de casas sociais.
O Presidente moçambicano garantiu, ainda, que todas as condições estão criadas para a realização dos Jogos Pan-africanos, que a capital moçambicana, Maputo, acolhe de 3 a 18 de Setembro próximo.
A Cidade do Kilamba também recebeu ontem a visita do Rei da Suazilândia, Mswati III. A nova cidade, cujo projecto global contempla 710 edifícios, 24 creches, nove escolas primárias e oito secundárias e 50 quilómetros de estradas, constitui um elo de transição para a nova urbe de Luanda, que se vai situar junto à margem do rio Kwanza.
O projecto tem conclusão prevista para Outubro de 2012. Até lá, o empreiteiro deve entregar mais 595 edifícios, que correspondem a 16.822 apartamentos e 198 lojas.

O acesso à nova cidade está facilitado pela primeira circular de Luanda, via com duas faixas de rodagem em cada sentido, cujo número pode ser aumentado, e separador central.
A Cidade do Kilamba constitui uma experiência piloto em relação ao modelo de gestão administrativa adoptado, que pode inspirar o processo de execução gradual das autarquias locais. Por isso, é dirigida por um presidente, que tem a responsabilidade de criar a gestão da nova centralidade, por intermédio de um regime organizativo e administrativo específico.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema