Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
10.5 C
Lisboa

Conferência da africanidade nas Américas

O Triângulo Turístico e Histórico-Cultural Kanawa Mussulo e a União dos Escritores Angolanos (UEA) realizam hoje, às 18h30, em Luanda, uma conferência sob o tema “La habla conga ou a dinâmica de hibridação no castelhano de Cuba”.
Segundo uma nota da UEA, o encontro vai abordar um dos períodos de intensas interacções civilizacionais nos dois lados do Atlântico, que foi provocado pela instalação de centenas de milhares de escravos melano-africanos nas Américas e Caraíbas.
De acordo com o documento, este processo decorreu em Cuba. A “Gran Plantacion” recebeu uma abundante mão-de-obra nos fins do século XIX, num persistente tráfico clandestino assinalado nas regiões do norte de Angola. De acordo com a nota, esta importante presença dos congos-angolas provocou vários processos linguísticos e antropológicos, tais como a ditongação, alteração dos grupos consonânticos, sincretismo tonal e condensação ao domínio religioso.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Angola atenta à “transição energética” para o desenvolvimento

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, assegurou, esta segunda-feira, em Cape Town (África do...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema