O ministro das Finanças do Zimbabwe, Tendai Biti, disse segunda-feira em Luanda que a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), a ter lugar hoje e amanhã na capital angolana, pode trazer novas perspectivas para os povos da região.
Em declarações à agência Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o ministro zimbabweano afirmou que os elevados níveis de cooperação conquistados pela organização até à presente data fazem prever bons resultados desta cimeira.
O governante do Zimbabwe defendeu que a África Austral, com uma população de aproximadamente 250 milhões de pessoas e com o actual Produto Interno Bruto (PIB), é uma região que tem que ser tida em conta a nível mundial. Tendai Biti lamentou que parte desse montante tenha sido investida para pôr fim às guerras e conflitos armados em alguns países da região.
“Apesar de vivermos hoje uma crise global, era importante que nós conseguíssemos pôr fim aos conflitos internos e aproveitássemos o bom ritmo de crescimento com que estão as economias dos nossos países”, considerou o ministro das Finanças do Zimbabwe.
Fonte: Jornal de Angola