Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
8.6 C
Lisboa

Ícone dos EUA em restauração

A Estátua da Liberdade, um dos monumentos mais icónicos dos Estados Unidos e do mundo, vai fechar no fim de Outubro para obras de renovação que vão tornar o seu interior mais seguro e acessível, anunciou ontem o secretário do Interior norte-americano, Ken Salazar.
A renovação, que representa um investimento no valor de 27,5 milhões de dólares, não vai afectar, no entanto, as visitas à Liberty Island, que vão continuar a ser feitas durante o período de trabalhos.
Tegan Firth, a porta-voz da companhia Statue Cruises, que faz a ligação de barco à ilha, explicou à Reuters que as obras não afectarão muito as visitas. “A experiência de visitar este marco continua a ser a mesma”, disse a responsável, acrescentando que muitas pessoas que viajam até à Liberty Island não chegam a subir ao monumento e por isso não se sentirão muito afectadas.
Explicou ainda que os trabalhos de renovação vão decorrer, na sua grande maioria, no interior da estátua e por isso a vista da mesma não vai ser afectada. O monumento fecha as portas no dia 28 de Outubro, apenas um dia depois de comemorar o 125º aniversário da sua inauguração.
Esta medida já tinha sido anunciada em 2010, depois de conhecidas as novas medidas de emergência. “Em caso de incêndio, a estátua tem que ser evacuada em duas horas, e da forma que está actualmente não é possível. Daí que as obras sejam maioritariamente no interior do monumento, com especial atenção aos acessos, escadas e elevadores”, explicou Ken Salazar.
O plano de restauro do monumento, adiantou o secretário do Interior dos EUA, vai encerrar a instituição durante um ano. A Estátua da Liberdade foi fechada depois dos atentados terroristas do 11 de Setembro por questões de segurança, reabrindo em 2004, depois de ter sido submetida a obras de renovação e de adaptação às novas medidas de segurança.
Segundo dados do National Parks Service, que controla o número de visitantes à coroa, cerca de 240 pessoas passam pelo monumento todos os dias. Por ano, recebe cerca de 3,5 milhões de turistas.

A Estátua da Liberdade foi construída nos anos 1880 e foi uma oferta da França aos Estados Unidos.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema