Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
11.6 C
Lisboa

Executivo controla áreas de terminais petrolíferos

As tropas do governo ainda controlam o terminal petrolífero e a refinaria da estratégica cidade de Brega (Leste), ao contrário das informações que indicavam a sua retomada pelos rebeldes.
Os dois lados travam há meses batalhas pelo controlo da cidade, que se localiza a 750 quilómetros a leste da capital Tripoli.
Os rebeldes consideram que controlar as instalações petrolíferas locais é crucial para vencer a guerra, e esperam usar o local para exportar petróleo.
Na quinta-feira passada, os rebeldes disseram ter conquistado bairros residenciais da cidade, mas o porta-voz Mohammed Zawawi confirmou aos jornalistas que ainda não é seguro entrar na cidade.
O terminal petrolífero localiza-se a cerca de 15 quilómetros da zona residencial.“Agora estamos a tentar entrar na área. Há algumas tropas de Kadhafi ainda lá”, disse Mohammed Zawawi.
“As tropas de Kadhafi estão a disparar mísseis contra a cidade.”
Além da rebelião, as forças governamentais enfrentam também bombardeamentos da OTAN e sanções económicas impostas por algumas potências ocidentais.

Os rebeldes controlam algumas zonas do país, mas mostram-se profundamente divididos e inexperientes.No Oeste do país, as forças rebeldes que se encaminham para a cidade de Zawiyah, a apenas 50 quilómetros de Tripoli, não avançaram em relação à sua posição de quinta-feira.Há três frentes de combate na Líbia. No Leste, ao redor das localidades portuárias de Misrata e Brega, as últimas semanas têm sido de impasse militar, enquanto no Oeste os rebeldes experimentam timidamente algum avanço. Os rebeldes que actuam nas montanhas ocidentais da Líbia não operam como uma força única, já que cada cidade tem o seu próprio comando.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rei Felipe VI já em Luanda

À sua chegada, Felipe VI e esposa foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema