Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
10.6 C
Lisboa

Emissário de Kadhafi em Luanda

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu ontem em audiência, no Palácio da Cidade Alta, um enviado especial do governo da Líbia, portador de uma mensagem verbal do líder líbio Muammar Kadhafi.
Khalifa Omar Swiexi, que é o embaixador da Líbia na Zâmbia, disse no final da audiência que, além de pôr o Chefe de Estado angolano ao corrente da realidade prevalecente no seu país, mergulhado num conflito armado desde Fevereiro, o encontro visou “transmitir gratidão do governo líbio ao povo angolano, ao continente africano e à  Comunidade de Desenvolvimento da África Austral , em particular pelo seu incansável apoio à causa líbia”.
“Venho informar perante Angola e a África em geral aquilo que é a posição líbia, a posição do nosso governo relativamente à situação que vivemos”, disse Khalifa Omar Swiexi, lembrando que “a Líbia adoptou o roteiro da União Africana para a paz, roteiro esse que tem sido ignorado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte”.
O diplomata reafirmou a posição do seu governo em relação aos problemas do continente. “O nosso governo defende que as questões africanas devem ser resolvidas pelos africanos”, declarouo o embaixador da Líbia na Zâmbia.
A mensagem do líder líbio para o Presidente José Eduardo dos Santos é enviada numa altura em que a capital angolana acolhe a 31ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), enquanto na Líbia, extremo Norte, os rebeldes proclamam o controlo das cidades de Gharyan e de Sorman, situadas respectivamente a 50 e 100 quilómetros, a Sul e Oeste de Tripoli, capital do país.
Entretanto, numa mensagem aos rebeldes e às forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte transmitida pela agência Jana, o líder líbio declarou que o exército governamental vai retomar as suas forças. “O fim do colonizador está próximo e o fim dos ratos está próximo. [Os rebeldes] fogem de uma casa para outra antes de as massas os caçarem”, afirmou o líder líbio.
Muammar Kadhafi pediu ao povo líbio que se “prepare para a batalha” para “libertar o país” das mãos dos opositores. A mensagem foi transmitida na Praça  Verde, em Tripoli.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema