Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
11.6 C
Lisboa

Instituto Politécnico prepara mestrados

O Instituto Superior Politécnico do Kwanza-Norte, afecto à Universidade Kimpa Vita, vai, a partir do próximo ano, leccionar cursos de mestrado em várias áreas, afirmou na quarta-feira à imprensa o director-geral daquela instituição de ensino superior, Pedro Vita.
Segundo o responsável, a instituição assinou, para o efeito, acordos de cooperação com as universidades de Las Palmas, Espanha, e de Santarém e Porto, Portugal.
A implementação do nível de mestrado vai permitir que o corpo docente aumente o seu grau académico, ajustando-se assim às exigências da UNESCO. “O conselho de direcção decidiu implementar o projecto de criação de mestrados porque, neste momento, a maioria dos professores da instituição são licenciados, o que não é suficiente. Devíamos ter um número elevado de mestres e doutores. É uma aposta da universidade aumentar a capacidade dos nossos professores”, disse.
Além disso, o Kwanza-Norte vai dispor, a curto prazo, de um pólo universitário. “Foi decidido que o Governo vai ceder-nos um terreno para construção do pólo universitário na nossa província”, revelou.
O Instituto Superior Politécnico ministra actualmente cursos de bacharelato e licenciatura em Informática de Gestão, Contabilidade e Gestão e Análises Clínicas. Com 12 salas e 337 estudantes, dispõe de laboratórios de análises clínicas, de informática e anatomia, para além de salas de leitura e biblioteca. No entanto, a sua capacidade vai aumentar no próximo ano em 12 novas salas. “O aumento do número de salas implica o aumento do número de estudantes e de técnicos superiores nos dez municípios da província”, adiantou Pedro Vita.
Está igualmente prevista a introdução do curso de Saúde Pública no próximo ano lectivo.
O governo da província do Kwanza-Norte continua a apoiar o desenvolvimento do Instituto Superior Politécnico, e não só. A prova disso, afirma Pedro Vita, é que cedeu uma residência para o director-geral, paga as rendas das residências dos docentes, entregou uma viatura de cabine dupla para apoio ao corpo docente e equipou com computadores e mobiliário o laboratório de informática e os vários gabinetes.   O governo provincial procedeu ainda à entrega de livros e de uma máquina fotocopiadora e outra policopiadora. “Ainda esta semana vai resolver a situação relativa à instalação da Internet em todos os gabinetes da escola, incluindo o laboratório de informática”, adiantou.

O governo vai, ainda este mês, regularizar o pagamento dos salários em atraso dos docentes enquanto decorrem os trâmites normais no Tribunal de Contas. Serão igualmente pagas as facturas da dívida contraída no Hotel Miradouro aquando da realização do Conselho de Direcção da Universidade Kimpa Vita. Tudo isso, disse, “está a motivar altamente a direcção da escola e os professores”.   Pedro Vita agradeceu à reitoria da Universidade Kimpa Vita a aquisição do laboratório de análises clínicas, de biologia molecular e química, e do laboratório de anatomia e esclareceu que o nível de aproveitamento dos estudantes é animador. “As estatísticas revelam um grau de aproveitamento, no primeiro semestre, de mais de 80 por cento”, referiu.
Revelou ainda que na instituição existe um projecto de investigação científica na área de enfermagem, em cooperação com a Universidade de Lisboa, com o tema “Estudo do aproveitamento de plantas medicinais em Angola”.  “O projecto está em estado avançado e já tem orçamento. Resta-nos apenas implementá-lo”, concluiu.

Fonte: Jornal de Angola

1 COMENTÁRIO

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rei Felipe VI já em Luanda

À sua chegada, Felipe VI e esposa foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema