Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
6.8 C
Lisboa

Feira de artesãos arranca no Dondo

O coordenador da Feira, António Fonseca, informou ontem ao Jornal de Angola que foram inscritos 103 expositores, inseridos no programa de actividades da segunda edição da Feira do Artesanato do Dondo, que começa hoje e termina domingo.
António Fonseca disse que a maior parte dos inscritos é da área do artesanato, com um total de 64 expositores. “Os demais expositores são provenientes das áreas da literatura, agricultura e gastronomia, que vão estar repartidos em 21 stands e 18 tendas.”
Garantiu ainda que os preparativos estão já na sua fase conclusiva e a actividade vai realizar-se num momento chave para o país, que está mobilizado para a redução da pobreza e o resgate dos valores morais e cívicos.
Acrescentou que com a criação da Política Cultural de Angola e Nacional de Promoção do Livro e da Leitura, o Ministério da Cultura vai ajudar a potenciar as actividades económicas do país, através de iniciativas como esta, que permitem preservar o artesanato local.
A pretensão da actividade é resgatar e valorizar os sítios históricos e lugares de memória, assim como relançar a convergência cultural e económica do Corredor do Kwanza e impulsionar a actividade de cabotagem e canoagem na referida área.
António Fonseca assegurou que tudo foi feito para a feira corresponder às expectativas dos expositores e dos visitantes. “Mobilizámos livreiros, comerciantes e alguns agentes agro-pecuários locais e artesãos de todos os municípios do Kwanza-Norte e de Luanda, para termos uma feira bastante abrangente este ano.”
“Queremos transformar o Dondo num dos pontos de atracção turística e económica do país. Este ano, a organização vai contar com a colaboração dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL).”

O destaque do primeiro dia da segunda edição da Feira do Dondo vai ser a realização de um ciclo de palestras e debates sobre a literatura, espectáculos de música, lançamentos de livros e discos, exibições de filmes e peças teatrais.
A inauguração da exposição sobre o “Corredor do Kwanza” é um dos pontos-chaves do dia, que vai permitir aos presentes “manter um encontro com a história do ‘Comércio do Antigamente’”.
No dia 13, às 10h00, está prevista uma regata desportiva de canoagem e excursões fluviais e terrestres a Massangano e Cambambe, um curso de natação, a travessia do rio Kwanza e entrega de troféus aos vencedores.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uíge: UNITA e FNLA acusam Governo provincial de favorecer militantes do MPLA na distribuição de terras

UNITA e FNLA, na oposição em Angola, acusam o Governo provincial do Uíge de excluir seus militantres do processo...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema