Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
5.7 C
Lisboa

Lulas da Paixão na hora do semba

Lulas da Paixão e Paulino Pinheiro, duas vozes da velha geração de músicos angolanos, animam amanhã, às 22h30, na esplanada Majocal, na Ilha de Luanda, mais uma edição do projecto cultural “Noite do Semba”.
Bandeira Paulo, responsável cultural da Majocal, disse que o espectáculo tem o suporte instrumental da banda Akapaná que, para além de acompanhar os músicos, vai também interpretar temas do seu repertório.
Bandeira Paulo disse que Lulas da Paixão vai fazer uma retrospectiva musical do seu repertório, interpretando os seus maiores sucessos de carreira, onde se destacam temas como “Kamaca”, “Menina Wemita”, “Madia”, “Nguami Maka” e “Ixi ya Muangana”.
Referiu que Paulino Pinheiro, antigo integrante do agrupamento Akapaná, não deixa os seus créditos em mãos alheias e vai interpretar, além do famoso sucesso “Helena”, outros temas do seu repertório e do cancioneiro angolano.
Compositor e artista, Lulas da Paixão, nome artístico de Sebastião Paulo, nasceu a 11 de Novembro de 1946, na Ilha do Cabo. Em 1957, começou a sua carreira artística como vocalista do grupo A Caravana. A sua grande projecção deu-se em 1968, quando actuou com o extinto grupo Musangola, no projecto cultural Kutonoka.  Como artista actuou com diversas bandas, como Os Corimbas, Os Ébanos, Os Astros, Jovens do Prenda, Os Merengues, Semba Tropical e Movimento.
Paulino Pinheiro, com 59 anos de idade, 42 dos quais de carreira musical, nasceu no município do Bembe, província do Uíge e iniciou a sua carreira musical no palco infantil denominado “Palmo e Meio” em alguns centros recreativos e culturais de Luanda, em 1966.
No mesmo ano, Paulino Pinheiro fundou o seu primeiro grupo, denominado “Os jovens da Maianga”, formado por pioneiros do bairro Catambor, que durou pouco tempo, por muitos pais serem contra essa actividade. O seu primeiro disco foi lançado em 1971 e o segundo, terceiro e quarto foram todos editados no ano seguinte.

Paulino Pinheiro é igualmente oficial superior das Forças Armadas Angolanas.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema