Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
7.8 C
Lisboa

Obasanjo reclama processo condigno para Moubarak

O ex-presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, reclamou em Mombaça (Quénia) por um tratamento condigno para o ex-presidente egípcio, Hosni Moubarak.
Falando em Mombasa, onde participou na Conferência Africana sobre Liderança, que findou neste fim-de-semana, Olusegun Obasanjo considerou negativo o tratamento imposto ao ex-chefe de Estado egípcio para a imagem de África enquanto continente.
“Enquanto ex-chefe de Estado, Hosni Moubarak tem direito a um tratamento digno, conforme o seu estatuto. Colocá-lo numa gaiola não é bom. Ele merece um melhor tratamento. Não é bom para a imagem de África”, denunciou Olusegun Obasanjo perante uma plateia de dirigentes africanos, entre os quais o ex-presidente sul-africano Thabo Mbeki.
O Egipto está a julgar o seu ex-presidente por corrupção e pelo assassinato dos manifestantes que exigiam a sua demissão em Janeiro e Fevereiro últimos.
Por outro lado, Olusegun Obasanjo sublinhou a necessidade dos governos africanos melhorarem as suas classificações em matéria de governação e pediu aos meios de comunicação social africanos para acatarem as normas de ética profissional. Segundo ele, os jornalistas africanos não podem ser demasiado exigentes, a ponto de querer controlar a boa governação, enquanto a corrupção persiste nas suas próprias fileiras. Ministros, figuras importantes da sociedade civil e universitários africanos presentes na conferência defenderam a melhoria das infra-estruturas, para permitir ao continente realizar mais rapidamente os seus objectivos de desenvolvimento. Quanto ao papel dos meios de comunicação social no desenvolvimento do continente, Olesungo Obasanjo disse que não se pode confiar numa imprensa como a da Nigéria, onde jornalistas são pagos para denegrir pessoas e instituições.
Obasanjo mencionou  igualmente os meios de comunicação  britânicos que permanecem vigilantes, para evitar que informações que manchem a imagem da Grã-Bretanha sejam difundidas.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rosa Parks, ícone do movimento negro nos EUA

Em 1955, ativista entrou para a história ao se negar a ceder seu lugar no ônibus para um homem...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema